No dia 25, às 18h, no Armazém 7 do Cais do Porto, ocorreu o Seminário “Alca e recolonização: um enfoque socialista”. Organizado pela revista Marxismo Vivo, o seminário reuniu cerca de 500 pessoas e teve como palestrantes José Maria de Almeida (PSTU – ex-candidato a presidente da República – Brasil); Rosa Lemus (PST- Colômbia e dirigente da CUT colombiana); Tom Lewis (ISO – Estados Unidos); Marcos Del Roio (Professor da Unesp); e Orlando Caputo (Economista chileno).

Na abertura do evento, José Maria de Almeida (PSTU-Brasil), ressaltou a importância do recolhimento das assinaturas no Fórum para o abaixo-assinado que solicita do governo Lula a realização do plebiscito oficial sobre a Alca. Zé Maria lembrou que no início da campanha eleitoral Lula denunciava a Alca como a anexação da América Latina pelos Estados Unidos. “Hoje Lula está negociando a Alca”, alertou. “O Mercosul também não pode ser alternativa à Alca”, continuou Zé Maria.

A relação entre a guerra imperialista contra o Iraque e a Alca foi ressaltada pelo professor da Unesp de Marília, Marcos Del Roio, que enfatizou a estratégia do imperialismo norte-americano em dominar os países do Oriente Médio e que, na América Latina, essa dominação ocorre através da Alca e da militarização do Continente. “Por isso, a luta contra a guerra imperialista sobre o Iraque está relacionada com a luta contra o imperialismo e a Alca”, disse Del Rio.

O representante da International Socialist Organization (ISO), Tom Lewis, acredita que é possível vincular as mobilizações contra a guerra no Iraque, que começam a ocorrer nos Estados Unidos, com a luta contra a Alca. Segundo Lewis, aumenta o sentimento anti-guerra nos Estados Unidos e há um crescimento das mobilizações, após o atentado de 11 de setembro de 2001.

Também falou no seminário o economista chileno Orlando Caputo, que apresentou dados sobre a situação econômica de países da América Latina e dos Estados Unidos.