O auditório do hotel San Raphael no largo do Arouche, em São Paulo, ficou pequeno para abrigar os cerca de 450 ativistas que compareceram ao seminário “Organizar a luta contra as reformas neoliberais”, realizado pela Conlutas nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

A grande participação superou todas as expectativas da organização do evento, ultrapassando em muito as 150 inscrições esperadas. Ao todo enviaram representantes cerca de 150 entidades sindicais e de movimentos sociais e populares, além de oposições, de 21 estados e o Distrito Federal.

Nos três dias do seminário os ativistas discutiram profundamente temas como a Seguridade Social, a reforma da Previdência, legislação Trabalhista, reformas Sindical e Trabalhista, além das reformas tributária e administrativa. As mesas foram compostas por entidades que estão empenhadas na luta contra as reformas. Munidos de sólidos dados e informações, os palestrantes explicaram minuciosamente o perigo que se esconde atrás de cada reforma.

`Jesus

Agora, os ativistas reproduzirão o conteúdo do Seminário nos estados, conscientizando os trabalhadores sobre a necessidade de mobilizar a classe contra os ataques que virão, seja em eventual governo tucano, seja num provável segundo mandato Lula.

“O Seminário serviu para compreendermos melhor o que significam as reformas e as suas conseqüências”, afirmou José Maria de Almeida, o Zé Maria, da coordenação da Conlutas. “A batalha pela consciência das pessoas é fundamental na luta contra as reformas”, disse ainda, explicando que, a favor das reformas, encontra-se nada menos que a grande mídia capitaneada pela rede Globo.

Próximos passos
Ao final do evento, os ativistas também discutiram os próximos passos da luta contra as reformas, reafirmando a necessidade da convocação de um grande encontro reunindo todos os setores combativos para unir forças e impulsionar um processo nacional de mobilização em defesa dos direitos.

A fim de divulgar ao máximo as informações expostas no Seminário, a Conlutas irá disponibilizar em seu site todo o material utilizado pelos palestrantes nas mesas de debate. A Coordenação também editará um vídeo com as imagens dos momentos mais importantes das discussões.

*Fonte: :www.sindsef-sp.org.br