Aconteceu em Florianópolis (SC), de 24 a 30 de novembro, a Semana da Palestina “Edward Said“. Organizada pelo Comitê Catarinense em Solidariedade ao Povo Palestino, a semana teve como proposta ressaltar a memória, o debate, a cultura e a luta da causa palestina. Foi o primeiro ano em que a semana teve um nome, em homenagem ao intelectual e lutador Edward Said, que dedicou boa parte de seus escritos a luta antiimperialista e anti-sionista.

A primeira atividade foi uma palestra na UFSC que contou com a presenca de Ali, da União da Juventude Árabe para a América Latina (UJAAL-SP), debatendo historica e politicamente a luta palestina. A sessão solene realizada no dia 24 contou com a presença de diversas organizacões, partidos e personalidades políticas como o PSTU, PT, PCdoB, PP, Juventude Islâmica e a comunidade árabe em geral. A sessão contou tambem com atividades culturais, como as apresentações folclóricas da colônia árabe que apresentou a Dabka, ligada a cultura dos camponeses árabes.

Para encerrar a semana, no dia 29 de novembro, Dia Internacional em Solidariedade ao Povo Palestino, o comitê organizou um ato de rua, com intervenções políticas, música, fotos e panfletagem para a população de Florianópolis.

A semana palestina Edward Said foi importante pois conseguiu dar visibilidade a causa palestina em todos os seus aspectos, tais como políticos, humanos e culturais, alem de ter contribuído para o debate e organização da luta internacional contra o imperialismo.