Nesta quinta-feira, dia 6 de abril, haverá uma marcha, que abrirá série de manifestações pela permanência na área ocupada há mais de dois anos em São José dos Campos (SP). Os sem-teto da ocupação Pinheirinho, localizada na zona sul da cidade, realizam a partir de amanhã uma série de manifestações, que estão sendo chamadas pelo movimento de “Abril de Luta“.

Nesta quinta-feira, a partir das 8h, uma marcha atravessará os principais pontos da cidade. Segundo o movimento, esta será a primeira de uma série de marchas a serem realizadas neste mês, decisivo na luta pela permanência no local. Será realizada uma passeata por semana.

A Prefeitura de São José dos Campos conseguiu na Justiça uma decisão que autoriza a demolição das casas dos sem-teto. Advogados do movimento estão tentando suspender esta ordem judicial.

Enquanto isso, no campo político, os sem-teto também agem. A idéia do “Abril de Luta“ é chamar a atenção da população sobre a problemática do Pinheirinho. “Queremos chamar a atenção da população e das autoridades. Estas famílias estão fortemente ameaçadas de serem jogadas na rua e, por isso, a resistência se intensifica agora“, afirmou Valdir Martins, o Marrom, um dos líderes da ocupação. “Vamos pedir apoio de várias organizações, igrejas e movimentos para evitar que uma tragédia aconteça, em caso de desocupação da área“, resumiu.

SAIBA MAIS