A pesquisa Datafolha realizada em todo o país nos dias 31 de maio e 1º de junho mostrou que a população vê que o governo Lula governa contra os trabalhadores, favorece políticos e banqueiros e é um governo corrupto. Como conseqüência disso, a pesquisa também aponta uma queda na avaliação que a população faz do governo petista. Os escândalos de corrupção, a falta de prioridade para as áreas sociais e o desemprego são os elementos que desmascaram o governo. A pesquisa foi feita após a explosão das notícias de corrupção nos correios e a correria do governo na tentativa de abafar a CPI.

Para quem Lula governa?
A pesquisa Datafolha mostrou que a população enxerga o que já dizemos há tempos: que Lula governa contra os trabalhadores e favorecendo os banqueiros. Para 59% dos entrevistados, o presidente Lula deixou de defender a maior parte das idéias que tinha antes de ser eleito. Além disso, a pesquisa identificou que 27% da população vê que são os trabalhadores de modo geral os mais prejudicados nesse governo e que os mais beneficiados pela gestão Lula são os políticos, para 29% dos entrevistados, e os banqueiros para 24%.

Para cerca de 37% dos entrevistados, o desemprego é o principal problema do país, seguido pela saúde, com 15%. A área apontada como sendo o pior desempenho de Lula é a política para combater o desemprego, segundo 23%. Com esses fatores, nada mais esperado do que uma queda na popularidade do governo. A pesquisa datafolha revelou que dos 45 pontos de avaliação como bom ou ótimo em dezembro, agora o governo tem 35 pontos, o que mostra uma queda de 10 pontos em cinco meses, que tende a piorar com a crise política que atingiu o Planalto no final de maio.

Apesar da maioria dos entrevistados ter admitido não ter tomado conhecimento sobre as denúncias de corrupção (Waldomiro, Jucá, Meirelles, Correios), 65% deles consideram que há corrupção no governo Lula.

Por conta disso, a pesquisa mostra, se as eleições fossem hoje, Lula não ganharia em primeiro turno. Com Serra, Alckmin ou FHC, legítimos representantes da oposição burguesa, a disputa teria que ir para um segundo turno, onde Lula venceria.

A pesquisa foi feita em 151 municípios de todos os estados brasileiros, nos quais foram entrevistadas 2.532 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.