A sede nacional do PSTU, em São Paulo, foi invadida e saqueada. Na manhã desta quarta-feira, 2 de janeiro de 2008, os primeiros militantes a chegar encontraram as portas arrombadas e as gavetas reviradas. Foram roubados documentos, computadores e celulares. A cena era de um assalto demorado, em que foram revistadas e assaltadas todas as salas do local.

O ano de 2008 começou com um ataque violento contra nós. O PSTU é um partido de oposição de esquerda, tanto ao governo Lula como à oposição burguesa de direita (PSDB, DEM). Nesse momento não podemos afirmar com certeza se se trata de um atentado político contra nós ou de mais uma expressão da violência urbana.

De uma forma ou de outra, trata-se de um sério ataque contra um partido de oposição. Os governos federal, estadual e municipal são os responsáveis pela segurança, seja no caso de um atentado político seja por um assalto comum. Desde já, queremos responsabilizá-los por este incidente. Já registramos a ocorrência para as providências legais.

Perante os ativistas do movimento sindical, estudantil e popular, queremos afirmar que nenhum ato de violência, de qualquer origem, nos intimidará. Seguiremos sendo parte das lutas dos trabalhadores e estudantes e da construção de uma nova direção para as lutas, como a Conlutas e a Conlute.

Chamamos todas os partidos e entidades do movimento de massas, assim como as organizações democráticas, a se solidarizarem conosco em defesa das liberdades democráticas e do direito de organização das oposições.

Direção Nacional do PSTU
São Paulo, 02/01/2008