A lógica do governo estadual de criminalizar a pobreza se estende agora às organizações de direitos humanos e movimentos sociais, como demonstram as declarações do Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e do Chefe da Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, publicadas hoje na imprensa.

Ao sugerir que as organizações estão sendo manipuladas pelo tráfico, a Secretaria tem como objetivo deslegitimar nossas ações e denúncias de violações por parte das forças policiais. Essa tática da Secretaria fica muito mais evidente no momento em que a análise dos laudos cadavéricos dos 19 mortos na operação realizada no Complexo do Alemão indica execuções sumárias.

As organizações e movimentos sociais que assinam essa nota reafirmam o posicionamento contrário à política de segurança pública em curso no Rio de Janeiro e aguardam uma retratação do Secretário de Segurança e do Chefe da Polícia Civil.

Rio de Janeiro, 5 de julho de 2007

ASSINAM: Campanha Contra o Caveirão; Justiça Global; Observatório de Favelas; Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência; Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis; Projeto Legal; Sepe; Conlutas; Grupo Tortura Nunca Mais/RJ; Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo; Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos; MST; Conlute; CDDH – Bento Rubião; FELRU; Frente Internacionalista dos Sem tetos (FIST); Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ); Frente de Luta Popular (FLP); Corrente Sindical Classista; Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM); Sintrasef.