Entre os dias 13 e 18 de julho, na Universidade Federal de Pernambuco, ocorreu a 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com participação diária estimada em 20 mil pessoas. A reunião foi marcada por protestos dos movimentos sociais, em particular dos servidores federais em greve contra a PEC 40.

Na abertura do evento, onde estavam presentes os ministros da Educação, Cristóvam Buarque, e da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, houve um grande protesto com a participação de diversos sindicatos e do PSTU. Este ato contou com as presenças destacadas dos professores, estudantes e técnicos administrativos das universidades federais. A participação dos militantes do PSTU com palavras-de-ordem contra a privatização da Previdência resultou no convite da mesa para que o presidente estadual do Partido, Joaquim Magalhães, fizesse uso da palavra. Joaquim, além de convocar professores e pesquisadores a tomarem posição contra a reforma da Previdência e apoiarem a greve dos servidores, conclamou a comunidade científica à luta contra a Alca. Também foi convidado a falar o representante do ANDES, Domingues Godoi. O protesto e a participação do PSTU foram destaque na imprensa.

ESPAÇO ANDES

O principal ponto de encontro na SBPC foi o Espaço Andes, tenda organizada pelo Sindicato Nacional dos Docentes e pelas Associações de Docentes. Neste espaço houve apresentações culturais, brechó, forró, jazz, teatro, além da barraca de comidas e cerveja. A renda das vendas, incluindo a rifa de um quadro de Marx, foi revertida para o fundo de greve.

O Espaço Andes também foi o local do principal protesto do evento, organizado pelo Fórum Pernambucano em Defesa da Previdência Pública. No dia 17 de julho, o ato pela retirada da PEC 40 contou com expressiva presença de entidades sindicais, parlamentares e servidores das três esferas, além de outras categorias. Também esteve presente a vereadora do PT de Olinda, Ceres Figueiredo, ameaçada de expulsão por apoiar a CPI para apurar denúncias sobre a Fundação do Ensino Superior da cidade. A intervenção do PSTU criticou o prefeito João Paulo (PT) por estar aumentando o desemprego com a cassação da circulação dos kombeiros, denunciou o governo Lula por ter aceito nos EUA a Alca para 2005, conclamou a ampliação da greve dos servidores às esferas estadual e municipal e chamou os deputados a votarem contra a reforma. Os deputados federais Paulo Rubem e Babá também marcaram presença. Paulo Rubem (PT-PE) se solidarizou com a greve, mas não se comprometeu a votar contra a PEC 40. O deputado Babá, recebido com a palavra-de-ordem “eu sou de luta, sou radical, essa reforma é do Banco Mundial”, reafirmou sua disposição de votar contra a PEC, mesmo que isso custe sua expulsão, convidando Paulo Rubem a fazer o mesmo.

Pérolas das conferências oficiais

Cristóvam Buarque, falando na primeira Conferência oficial da SBPC, tentou se credenciar diante da platéia, na sua maioria formada por bolsistas do Programa Especial de Treinamento (PET), e perguntou: “Quem está rece-bendo a bolsa levante o braço!”. A demagogia saiu pela culatra. A grande maioria dos presentes não levantou as mãos e foi o maior burburinho no plenário. Ele teve de passar uns 20 minutos tentando justificar os atrasos e acabou pondo a culpa nas universidades, gerando visível revolta dos bolsistas.

No dia 16 de julho, na conferência sobre Política Externa do governo Lula, o conferencista, Secretário Geral das Relações Exteriores da União, Samuel Pinheiro Guimarães, não pôde comparecer e enviou um representante que afirmou: “O Itamaraty não quer que eu fale desta forma, mas eu vou dizer: o Governo Lula está a favor de constituir uma Alca light, ou seja, uma Alca que seja favorável a todos países signatários do acordo de livre comércio e os pontos sensíveis que não estamos de acordo não impedirão a formação da Alca, pois faremos como os EUA farão, levaremos para resolução no âmbito da OMC”. Curiosamente, o representante do Ministério das Relações Exteriores chama-se Antônio Aguiar Patriota.

LEIA NO ESPECIAL DA GREVE DO FUNCIONALISMO
Reunião da SBPC aprova moção contra a PEC-40

Post author David Cavalcanti,
de Recife (PE)
Publication Date