Entidades decidem intensificar as mobilizações contra os ataques genocidas do Estado de Israel na Faixa de Gaza. Ato no domingo será no Vão do Masp, às 10hApós o primeiro ato em São Paulo, no dia 2 de janeiro, no Masp, dezenas de entidades se reuniram e decidiram realizar novos protestos contra a agressão de Israel na Faixa. Cerca de 150 pessoas, representando mais de 40 entidades – centrais sindicais, partidos políticos, organizações populares, estudantis, culturais e religiosas – reuniram-se no dia 5, na Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM) e aprovaram um calendário.

O principal protesto ocorrerá no domingo, dia 11, a partir das 10h, no Vão do Masp. Será um ato e passeata, reunindo todos os que acreditam que neste conflito existe um agressor, o estado genocida e invasor de Israel, e um agredido, o povo palestino. A expectativa é que este ato de rua seja ainda maior do que o primeiro, que reuniu 800 pessoas.

Além deste ato central, outros protestos serão realizados ao longo da semana. Na terça, ocorreu um ato em Guarulhos, cidade vizinha a São Paulo e que é do tamanho da Faixa de Gaza. Nesta quarta, dia 7, a partir das 14h, uma manifestação percorrerá as ruas do Brás, bairro de intenso comércio de roupas, na região central, e com uma grande presença da comunidade árabe. A passeata sairá da Mesquita do Brás, na Rua Elisa Whitaker. Além destes protestos, uma “sapatada” está sendo preparada, repetindo o gesto do jornalista iraquiano na visita de George W. Bush e que tornou-se um símbolo da luta contra o imperialismo.

UNIDADE
Várias frentes também serão intensificadas nos próximos dias: relação com parlamentares, iniciativas de solidariedade com contribuição de medicamentos e alimentos (SOS Gaza), boicote a produtos israelenses, comunicação e divulgação de materiais para a população.

Além disso, a reunião discutiu iniciativas para buscar coordenar e unificar as várias ações nacional e internacionalmente. Também se discutiu a necessidade de organizar uma grande manifestação no Fórum Social Mundial, em Belém (PA), em solidariedade ao povo palestino.

Mais informações sobre os protestos pelo país podem ser encontradas no blog somostodospalestinos.blogspot.com

* Com informações de Dirceu Travesso, da Conlutas