Movimentos sociais e pastorais católicas se reúnem em frente à igreja onde Cappio celebra missa, para protestar contra a transposição do rio São FranciscoNeste domingo, 20 de janeiro, a partir das 13h, entidades representativas dos movimentos sociais e pastorais sociais da Igreja Católica realizam um ato em solidariedade ao bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, e à luta contra o projeto de transposição do rio São Francisco. O protesto acontece em frente à igreja de São Judas (Avenida Jabaquara, 2682), na Zona Sul da capital.

A manifestação rejeitará a mudança do curso do rio. Essa mudança está sendo promovida pelo governo Lula para beneficiar apenas grandes empresas e exportadores em detrimento da população ribeirinha e do impacto ambiental.

D. Cappio está em São Paulo para celebrar a Missa dos Baianos, evento promovido anualmente em homenagem aos migrantes que vivem na cidade de São Paulo. A missa terá início às 14h. Ao saber da visita do bispo à cidade, vários movimentos decidiram expressar apoio à luta travada pelo religioso que, com duas greves de fome, nacionalizou o debate sobre a transposição.

Entre os convocantes da manifestação estão o Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Paulo, o Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade), a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), a Intersindical, a Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária), diversos sindicatos, os deputados estadual Raul Marcelo e federal Ivan Valente, o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) e o PCB (Partido Comunista Brasileiro).

* Com informações da Conlutas