Quem acompanhar o horário eleitoral que se inicia nesta semana terá a impressão de um duelo entre o PT de um lado e a oposição burguesa, com o PSDB e o PFL, de outro. Na aparência, como sempre, os candidatos desses partidos polemizam entre eles, sempre dizendo defender a população. Orientados por marqueteiros pagos a peso de ouro, esses candidatos dizem o que a população quer ouvir, para melhor enganá-la.

No entanto, entre eles há um acordo estratégico, um programa comum para o país. Estão em confronto para ver quem controla os cofres do Estado, mas têm um acordo básico sobre como e para quem governar. São os representantes da grande burguesia, dos banqueiros e das multinacionais, servos do FMI.

Basta ver as duas principais notícias políticas da semana. Por um lado, o PT quer acabar com a CPI do Banestado, em acordo com o PSDB-PFL. Tudo porque essa CPI, como era inevitável, teve de romper o sigilo fiscal de grande parte dos banqueiros do país, inclusive Henrique Meirelles, presidente do Banco Central. Caso essas falcatruas viessem a público, existiria uma crise de grandes proporções no país. Os gerentes e donos dos grandes bancos são parte fundamental da grande burguesia, que dirige o Brasil, e nem o PT, nem a oposição burguesa se dispõem a questionar suas fraudes, negociatas e corrupções.

Um diálogo entre dois deputados, descrito em uma reportagem da Folha de S.Paulo (7/8) revela bem as ligações destes partidos com os banqueiros, ao mostrar a reação à quebra dos sigilos fiscais de 29 banqueiros:

Algo ingênuo, um deputado de primeiro mandato perguntou a um experiente parlamentar a razão de tamanha comoção: “São os financiadores de campanha, estúpido“, respondeu o deputado veterano.

Por outro lado, o governo Lula quer entregar metade das reservas de petróleo do país para as multinacionais, em um leilão apoiado também pela oposição burguesa. A auto-suficiência nacional na exploração de petróleo, que estava bem próxima, será impossibilitada por esse leilão, já que todo o petróleo extraído nessas jazidas será exportado. Nisso Lula também dá continuidade ao plano de FHC, que acabou com o monopólio da Petrobrás em 1997.

O PT, assim como o PSDB e PFL, se dispõe a governar para os banqueiros e o FMI. Se você quer lutar contra o imperialismo e o capital financeiro, deve apoiar a luta dos petroleiros contra o leilão das reservas, assim como repudiar as artimanhas do Congresso Nacional que estão acabando com a CPI do Banestado. Junto com isso, venha conosco apoiar as candidaturas do PSTU, comprometidas com essas lutas.
Post author
Publication Date