No dia 10 de janeiro, por 12 votos a um, o prefeito foi cassado e o vice, afastado pela câmara. O dia tinha tudo para ser comemorado, se não fosse pelo golpe que foi aplicado pelos bastidores. Santana foi reconduzido ao poder pela força de uma liminar, expedida pelo desembargador Hernani Barreira a pedido do Governador Cid Gomes, que também intercedeu a pedido de Camilo Santana (PT) e Guimarães (PT). Quando o povo pensa que se livrou de Santana, ele recorre a família Ferreira Gomes para se manter no poder de forma biônica, como nos tempos da ditadura militar, e nesse caso, ELE Santana combatia ferrenhamente. Que contradição…

Embora tenham sido os vereadores que votaram pela cassação do tirano governava esta cidade, a grande vitoriosa é a classe trabalhadora de Juazeiro do Norte. Se não fosse a greve heróica dos professores, que foi amplamente apoiada pela população e reprimida pela “casa do povo”, esses senhores jamais iriam depor o prefeito. Prova disso é que durante a greve, estes mesmos vereadores votaram um projeto arquivando a cassação, por 7 a 3. Foi essa mesma câmara que votou o desmantelamento do PCCR da categoria que era uma reivindicação histórica dos educadores, e que agora Zé de Amélia & Cia. queriam retirar.

O fato de Santana ter sido cassado não significa que defendamos que o vice-prefeito Celestino (PSB) ou o governo interino de Zé de Amélia (PSL), muito menos as eleições indiretas. O vice é apenas mais um fantoche da camarilha do PT que se apossou do aparato municipal; o presidente da câmara pertence ao núcleo duro da direitona tradicional, ligada aos coronéis Adauto e Humberto Bezerra. Não hesitou em usar a violência contras os professores em greve quando acionava a policia e a guarda municipal para vir em seu socorro. A por fim achamos que a casa de picaretas (câmara municipal) não tem nenhuma autoridade para dirigir a cidade a revelia da população.

A responsabilidade por tudo isso é do PT, que preferiu se aliar aos poderosos para mamar nas tetas do Estado, contra o povo, e deu no que deu. Desse modo, o PSTU convoca a classe trabalhadora e o povo pobre para mais uma vez, derrubar aquele que já está nocauteado em pé. Se a justiça e o governador o defendem, o povo o derrubará, de uma vez por todas, através da luta direta.

  • Fora Santana de uma vez por todas!
  • Fora Celestino e Zé de Amélia!
  • Abaixo as eleições indiretas! Abaixo prefeito biônico!
  • Por novas eleições diretas para prefeito de Juazeiro do Norte!