A campanha em Santa Catarina entra em sua última semana com muitos setores apoiando as candidaturas da Frente de Esquerda. A candidatura de Joaninha a deputada estadual do PSTU pela Frente está tendo grande destaque em todos os lugares por onde passa. Joaninha esteve presente na assembléia dos bancários deste 25 de setembro e, além de apoiar a luta da categoria, pediu voto para as candidaturas da frente. A assembléia foi a mesma que aprovou greve por tempo indeterminado a partir do dia seguinte.

A campanha de Joaninha se destaca nos locais de trabalho, nas categorias, na juventude, entre professores, categoria da qual ela faz parte. Na assembléia de professores do dia 15 de setembro, com cerca de 1.500 presentes, foi aprovada a moção de repúdio à cassação de um dos programas de Joaninha que criticava o candidato Luís Henrique (PMDB), que concorre à reeleição para o governo.

Há uma forte campanha em todo o estado, com atividades em 12 grandes cidades, como Chapecó, Blumenau e Joinvile, além da capital. “Os ativistas, os professores, os trabalhadores, a juventude estão abraçando a campanha e reproduzindo onde podem”, conta Joaninha.

Joaninha já foi candidata ao governo, à prefeitura e a vereadora, mas esta é a primeira vez em que disputa a vaga na Assembléia Legislativa. Quando candidata a vereadora, ela foi a mulher mais votada de Florianópolis, não conseguindo se eleger pois os votos na legenda do partido não atingiram o coeficiente eleitoral.

Desta vez, a Frente de Esquerda tem grandes chances de conseguir uma boa votação no estado. Nas últimas pesquisas realizadas, Heloísa Helena tem mantido altos índices de intenção de votos em Santa Catarina. Nesta reta final, é preciso converter esses votos de Heloísa em votação também para os outros candidatos da Frente, revolucionários e socialistas que disputam vagas no Senado, na Câmara e na Assembléia, entre eles Joaninha.