Moradores se organizam e realizam assembléia
MTST

João Cândido é o nome do novo acampamento do MTST em Itapecerica da Serra. A decisão foi tomada em assembléia realizada ontem, dia 19 de março, com participação maciça dos acampados. É uma homenagem ao lutador negro que, em 1910, foi líder da Revolta da Chibata, levante contra os castigos corporais impostos aos marinheiros, em sua maioria, negros e pobres.

O terreno foi ocupado na noite de sexta-feira, 16 de março, e tem 1,2 milhão de metros quadrados. A área estava vazia e ociosa, não cumprindo a função social determinada pela Constituição Federal.

O déficit habitacional da região é tão grande que, mesmo com a tentativa de limitar o acesso ao acampamento por parte do 25º Batalhão da Polícia Militar, a ocupação está crescendo e hoje conta com mais de mil famílias. A comunidade já construiu uma cozinha coletiva e está finalizando a Ciranda, espaço destinado à educação infantil.

O representante legal da empresa proprietária do terreno, Itapecerica Golf Urbanização Ltda., é também sócio-fundador de um dos maiores escritórios de advocacia do país. Ele obteve no domingo uma liminar de reintegração de posse, expedida por uma juíza de plantão. O movimento acredita que uma decisão desse porte não deveria ter sido tomada tão abruptamente, afinal, o que está em jogo é a dignidade das famílias. O MTST recorreu da decisão, entrando com um agravo na segunda-feira de manhã, e aguarda o julgamento do processo.

Hoje (20/03), às 13 horas, as famílias sairão em marcha rumo à prefeitura e à Câmara Municipal para pedir que a prefeitura assuma o problema habitacional do município. Convidamos os amigos e amigas do MTST para participar desta luta.