Apesar da vitória, é preciso continuar a luta para reintegrar Biro-BiroNo último dia 18, às 9 horas, uma oficial de Justiça reintegrou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rogério Romancini, à Volkswagen. Ele retornará a seu posto na ala 14 da fábrica de São Bernardo. No dia 21, ele fará o exame admissional.

A reintegração ocorreu após 120 dias de lutas e sacrifício e 60 dias de acampamento na portaria da empresa, passando frio, calor e sem nenhum apoio da direção do sindicato, que se recusou a aderir à campanha.

Esta é uma grande vitória dos trabalhadores de todo o país, pois ela só foi possível graças ao movimento organizado pelos sindicatos em nível nacional, que enviaram centenas de mensagens de solidariedade. A campanha também contou com forte apoio internacional, tendo Rogerinho inclusive viajado à Alemanha e à França.
Estão de parabéns todos os que acreditaram na luta. Foram vários atos na portaria da Volks, com deputados estaduais e federais, dirigentes sindicais e estudantis, várias organizações dos movimentos sociais, e atos em outros estados, como na Volks de Resende (RJ), e até mesmo um ato na Alemanha. Esta é também uma vitória do corpo jurídico da Conlutas.

Apesar da vitória, ainda falta a reintegração do companheiro Luiz Carlos da Silva, o Biro-Biro. Nossa vitória só será completa com a volta de Biro que, aliás, tem doença profissional caracterizada. A direção do sindicato conseguiu reintegrar vários trabalhadores na mesma situação, mas ele até agora continua fora. Está claro que a razão é o fato de fazer parte da oposição à direção do sindicato.

A grande derrotada com a reintegração foi, em primeiro lugar, a empresa, que pensava poder tudo. A segunda foi a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que não moveu uma palha pela volta dos companheiros. Ao contrário, seus militantes arrancavam os cartazes no interior da fábrica.

Dessa luta fica uma grande lição para a oposição: é possível caminhar com nossas próprias pernas.
Post author
Publication Date