Na manhã do dia 11, em audiência no Tribunal Regional da 8ª Região, em processo movido pelo sindicato patronal, os advogados dos empresários decidiram retirar o pedido de demissão por justa causa contra dois dos nove diretores sindicais demitidos.

Os pedidos de demissão foram ajuizados há cerca de três meses. Os dois diretores foram afastados por não aceitarem as injustiças cometidas pelos empresários, como cobranças abusivas de peças dos carros velhos que transitam na capital, tentativa de exterminar fisicamente o presidente do sindicato, Joinville Frota, aumento da jornada de trabalho e demissões em larga escala.

A recondução dos dois diretores é parte da vitória da Campanha Nacional contra a Criminalização dos Movimentos Sociais. Isso fortalece muito a continuação da mobilização pela reintegração do restante dos companheiros demitidos.

O clima na base é de muita confiança e disposição de luta, uma vez que se aproximam também as eleições para a nova gestão do sindicato, em abril. Apesar de uma chapa se apresentar com o discurso de alternativa independente, nada tira o brilho dessa vitória. Esse setor, dito independente, é o mesmo que surgiu da tentativa desesperada dos empresários de retomar o controle da entidade e que forçou a criação de uma comissão de conciliação na maior empresa do sistema.

O próximo passo é a vitória final, com a volta do conjunto dos diretores e cipeiros de luta que estão afastados e a imposição de uma jornada de mobilizações que não deixe a conta da crise cair sobre os trabalhadores.
Post author Ana Cardoso, de Macapá (AP)
Publication Date