Em alguns bairros, as torneiras estão seca desde o ano passado

População indignada vai às ruas e realiza protestos nos bairros

Nós últimos dias, a população da Baixada Fluminense, em especial a população da cidade de Duque de Caxias (RJ), tem sofrido com a constante e permanente falta do abastecimento de água e energia elétrica.

Nos bairros da cidade que contam com fornecimento de água, as torneiras estão secas desde o ano passado. Por toda a cidade eclodem protesto contra o descaso da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).

Nos bairros que contam com abastecimento da concessionária de energia elétrica AMPLA, trabalhadores sofrem principalmente com o descaso. As constantes interrupções no fornecimento de energia já deixaram a população com até cinco dias sem energia elétrica. A população indignada foi pra rua e  uma onda de protestos tomou os bairros da cidade. Piquetes, barricadas nos bairros do distrito de Imbariê, em Duque de Caxias, e ônibus incendiado durante os piquetes.

Na região de Imbariê, os protestos foram mais radicalizados pelo fato de que o não fornecimento de energia ameaça a própria subsistência da população, pois  a região não conta com abastecimento de água, mesmo o distrito tendo um reservatório da CEDAE. Isto porque a população conta com poços artesianos ou aberto dependendo de bombas elétricas para ter água potável no seu uso diário, o que ainda encarece sua conta de luz. Neste sentido, parte da população de Duque de Caxias fica refém, exclusivamente, da concessionária de energia AMPLA. Nos somamos à população na luta por melhorias nos serviços prestados por essas empresas! 

Defendemos também o fim da concessão dada a Ampla para gerir o fornecimento de energia! Pela Estatização da concessionária de energia!
Defendemos a expansão do sistema de abastecimento de água assim como a interligação dos sistemas de captação e abastecimento da região metropolitana!
Fiscalização permanente e manutenção preventiva do fornecimento de água e luz!