O Coletivo Fundador do grupo fluminense Reage Socialista declarou um importante apoio às candidaturas do PSTU a vereadores: para Heitor Fernandes, em Niterói, e para Cyro Garcia, na cidade do Rio. Esta manifestação é de grande importância, pois fortalece Não acreditamos em eleições como caminho para resolver os problemas sociais
As eleições cada vez mais dependem do poder econômico. A maioria é eleita com dinheiro dos grupos econômicos. Estes candidatos vão retribuir, aprovando leis e intermediando negócios que favorecem os que financiam suas eleições.

Por isso, não acreditamos em partidos e políticos de esquerda que centram suas atividades em eleições e nos parlamentos. Eles ou estão enganados ou querem nos enganar. No mínimo, se acomodaram ao conforto dos gabinetes. Também rejeitamos uma aliança eleitoral que não se baseia em unidade política, para atuação direta e diária. Isto é, uma unidade exclusivamente eleitoral, que só aparece de 4 em 4 anos, para somar votos. Criada quando eleitoralmente conveniente. Isto não merece apoio.

Acreditamos na luta direta dos trabalhadores. Nas greves, na ação pública, quando, nas ruas, pressionamos os poderes. Na luta diária, quando organizados, nos locais de trabalho e moradia, defendemos nossos direitos e propostas. Ou quando organizados em partidos, construímos uma nova sociedade. Acreditamos na educação política, da luta e do estudo, que prepara os dominados para deixarem de ser dominados e terem um dia o poder, para humanizar a vida de todos nós.

Segurança, alimentação, habitação, transporte, educação, lazer, saúde e acesso ao tratamento, velhice protegida, crianças sadias e com perspectiva de vida digna – isto é vida humanizada. Uma sociedade em que o crescimento econômico seja usufruído pelos que o produzem e não por alguns poucos. É disto que falamos e queremos.

Nós não acreditamos que as eleições e o regime capitalista possam oferecer isto.

Mas nós sabemos que ter políticos que pensem assim, que acreditem na luta direta dos trabalhadores, é importante. Portanto, mesmo não acreditando em eleições, nós vamos votar. Queremos colocar em destaque e dar voz a pelo menos dois ou três vereadores que queiram construir uma sociedade humanizada – a sociedade socialista.

Por isto, temos nossos candidatos e os indicamos.

Em Niterói, votaremos e indicamos Heitor Fernandes-16.123. Trabalhador dos Correios e Telégrafos. Líder sindical, participante dos movimentos sociais, membro do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado e, acima de tudo, uma pessoa dedicada à causa dos trabalhadores. Fraterno e ético, ele já provou o sofrimento do desemprego e da pobreza, mas não se dobrou, não traiu suas idéias, nem se afastou das lutas.

No Rio, votaremos e indicamos Cyro Garcia-16.123. Funcionário do Banco do Brasil e ex-presidente do Sindicato dos Bancários. Foi Deputado, em 1986, e provou que a eleição não o iludiu nem fez dele um burocrata de gabinete.

Nós não acreditamos em eleições, mas acreditamos que eleger Heitor e Cyro ajudará na luta real para chegar à sociedade humanizada que queremos.

Reage Socialista
Coletivo Fundador