Entidades estudantis realizam, neste fim-de-semana, discussões para organizar as lutas no ano letivo que está começando. Serão três reuniões que acontecem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus da Praia Vermelha, e na Universidade Federal Fluminense (UFF).

No sábado, 16, ocorre a reunião da Frente de Luta Contra a Reforma Universitária. O objetivo desse primeiro encontro é encaminhar a aplicação do calendário de lutas definido ainda em 2007. Formada por diversas entidades estudantis do país inteiro, inclusive pela Coordenação Nacional de Luta dos Estudantes (Conlute), a Frente nasceu no final de 2006 com o objetivo de reunir CAs, DCEs e Executivas de Curso para derrotar os ataques do governo e defender a universidade pública.

Entre as atividades a serem debatidas, estão um plebiscito nacional sobre o Reuni, atos de luta no dia 28 de março – data que ficou marcada pela morte do estudante Edson Luís durante a ditadura militar – e um cronograma de calouradas nacionais. A reunião será na UFRJ.

No domingo, 17, o Fórum de Executivas e Federações de Curso se reúne na UFF, em Niterói. Neste dia, o debate será voltado para o movimento por cursos.

Na segunda, 18, acontece numa reunião aberta convocada pela Executiva Nacional de Estudantes de Letras (Exnel), onde será discutida a necessidade de criação de uma nova entidade estudantil nacional. Esse tema está colocado no movimento desde que a União Nacional dos Estudantes (UNE) se aliou de vez ao governo Lula, ajudando a implementar o desmonte da educação pública.

Para a Conlute, o fundamental neste momento é iniciar um debate com todos os estudantes, chamando todas as entidades de luta e organizações que atuam no movimento estudantil para abraçarem juntos esta construção.

“É fundamental que possamos levar adiante o calendário de lutas. O Reuni ainda não foi derrotado, infelizmente”, disse Ellen Ruiz, estudante de História da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Conlute. “Temos de fortalecer a Frente e preparar o movimento”, concluiu.

LEIA TAMBÉM: