Proposta de cartaz para o 1º Congresso da Conlutas
Divulgação

A reunião nacional da Conlutas ocorrida nos últimos dias 15 e 16 em Minas Gerais deu a largada para o 1º Congresso da entidade, marcado para acontecer em julho de 2008. Apesar do final do ano, a reunião foi bastante representativa, marcando a presença de 146 dirigentes, representando 57 sindicatos, 11 movimentos, 17 oposições e 4 da juventude, totalizando 89 entidades.

Além de discutir a atual conjuntura, aprovar o regimento para o Congresso em julho, a reunião da Conlutas ainda lançou o GT (Grupo de Trabalho) de Meio ambiente e definiu a agenda de lutas para o próximo ano.

O GT de Meio Ambiente terá como objetivo unificar as lutas em defesa da natureza, conscientizando a classe que essa questão se relaciona intimamente com a luta contra o governo e o imperialismo. Exemplos disso é o projeto de transposição do Rio São Francisco, que afeta brutalmente o rio do qual dependem milhares de pessoas para beneficiar fazendeiros e multinacionais.

A privatização da usina do Rio Madeira também mostra como a luta em defesa do meio ambiente se dá contra o projeto neoliberal.

Salto na construção de uma alternativa
Dois anos após o Conat, que aprovou a fundação de uma nova entidade de luta, o 1º Congresso deve significar um salto de qualidade na construção de uma alternativa à CUT e as centrais pelegas. O Congresso, marcado para ocorrer de 3 a 6 de julho, deverá reunir algo em torno de 5 mil delegados e será marcado por discussões como o combate à burocratização nas entidades sindicais, além do fortalecimento da mobilização contra as reformas e a própria construção da entidade.

“Se muito vale o já feito, mais vale o que será”, diz o cartaz de divulgação do Congresso. Após a fundação da entidade, o principal objetivo é enraizar e consolidar essa alternativa na base dos sindicatos, movimentos sociais e populares, além da juventude. Outra importante discussão será o avanço na estruturação e organização da entidade, estabelecendo as contribuições financeiras da entidade e o fortalecimento das Conlutas nos estados.

Como parte da preparação do 1º Congresso, o GT de Mulheres, GLBT e de Negros e Negras preparam seus encontros nacionais. A próxima reunião nacional da Coordenação ocorre dias 29 de fevereiro até 2 de março, no Rio de Janeiro.

informações da assessoria da Conlutas.