Numa clara contradição com o resultado geral das eleições, os resultados do primeiro turno de São Paulo e do Rio de Janeiro, as duas principais cidades do país, já indica uma possível derrota para o governo federal.

Em São Paulo, a vitória do atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), apoiado informalmente pelo atual governador de São Paulo, José Serra, sobre Marta Suplicy no primeiro turno demonstra claramente as dificuldades do PT e de Lula na principal cidade do país.

A situação do governo federal piora, pois as pesquisas de opinião indicam que o mais provável é a vitória de Kassab. Agora, ele contará com o apoio de todo o PSDB, derrotado no primeiro turno com Geraldo Alckmin. Assim, está aberto o caminho para Serra encabeçar a oposição burguesa nas eleições presidenciais de 2010.

No Rio de Janeiro, o candidato do governo Lula e do atual governador Sérgio Cabral, Eduardo Paes (PMDB), foi para o segundo turno. No entanto, a ida de Fernando Gabeira (PV) para a próxima etapa pode significar nova derrota ao governo federal, uma vez que ele está coligado com o PSDB e o PPS. Gabeira tem chances reais de vencer no segundo turno.

Com esse resultado, figuras nacionais do PSDB e do DEM, em especial Serra, vão desembarcar na campanha de Gabeira, buscando, assim como em São Paulo, se fortalecer para a disputa de 2010.

Será necessário, portanto, aguardar o resultado final do segundo turno das eleições, em especial em São Paulo e no Rio, para avaliar mais precisamente o significado político destas eleições e os seus desdobramentos em relação às eleições presidenciais de 2010.

Post author
Publication Date