Cerca de 400 estudantes ocuparam, na tarde desta segunda-feira, a reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em protesto contra as ações da Polícia Militar no Campus.

Na última quinta-feira, uma sessão de cinema foi barrada a cacetadas pela PM. Aproximadamente cinqüenta policiais, em várias viaturas e até num helicóptero, cercaram o Instituto de Geociências da UFMG, impedindo a entrada e saída de trabalhadores e estudantes do prédio. A PM foi convocada e autorizada a agir pelo reitor Ronaldo Tadêu Pena e pela vice-reitora, Heloisa Starling.

A truculência da polícia deixou 30 feridos e um estudante foi preso ao tentar sair do prédio. A direção da universidade usa cada vez mais a força militar e a repressão. No ano passado, diversos estudantes foram processados e sete ainda estão ameaçados de jubilamento por se manifestarem no movimento do “bandejão”.

Também no Conselho Universitário que aprovou o Reuni, o prédio da reitoria foi cercado por policiais para impedir qualquer manifestação contra um projeto que sequer foi discutido seriamente na comunidade. Nos encontros estudantis, os estudantes não podem se alojar na UFMG. No início deste ano, o Reitor chegou a receber uma intimação por impedir a matrícula de estudantes que conseguiram liminar judicial para não pagarem as taxas.

Perguntamos aos estudantes, professores e demais trabalhadores: é essa universidade que a sociedade precisa? Uma Universidade onde se evita o debate, convocando a polícia? Armas, botas, camburões impedindo a arte, o saber e o pensamento crítico? Um governo e uma reitoria que se dizem democráticos, mas não hesitam em reprimir aqueles que divergem! Lembra alguma coisa? Lembra algum Estado de coisas? Mas não passou? Não! Na quinta-feira, o filme não passou no IGC!

  • Fora a PM do campus! Fim da parceria UFMG/PM
  • Retratação pública por parte da Reitoria!
  • Inquérito Administrativo para punição dos responsáveis pela entrada da PM no campus
  • Punição de todos os policiais responsáveis pela agressão aos estudantes
  • Audiência Pública com a reitoria Já!
  • Suspensão de todos os processos contra os estudantes. Chega de punições!

    LEIA TAMBÉM: