Atos dos dias 19 e 20 contra a ocupação no Iraque serão divulgados nas atividadesO ano de 2005 promete muitas lutas no movimento estudantil. Continuando as mobilizações contra a reforma Universitária que sacudiram o país no ano passado, e aplicando o calendário aprovado no II Encontro Nacional da Coordenação de Lutas dos Estudantes (Conlute), ativistas de todo o país estão construindo calouradas combativas nas universidades.

Um debate sobre a reforma Universitária, convocado amplamente pelos três segmentos da universidade, reuniu cerca de 200 pessoas na PUC-SP no dia 16 de fevereiro. O Centro Acadêmico Clarice Lispector, da Faculdade de Letras, realizou uma série de eventos entre os dias 14 e 18. Foi discutida não só a relação entre a reforma e os rumos do movimento estudantil, mas também o Prouni e a política de bolsas da PUC, assunto que, segundo Helena Martins, “é muito importante, pois a mensalidade mais baixa custa R$ 900”. Como encaminhamento prático, um comitê de luta foi criado.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), a Conlute será parte de uma discussão sobre movimento estudantil, na semana de recepção dos calouros de Comunicação Social. Em Goiânia, a calourada do DCE da Universidade Federal de Goiás (UFG), que integra a Conlute, terá início em 14 de março e, além dos debates sobre a reforma, lembrará também a violenta repressão aos sem-teto da ocupação Sonho Real. “Estamos preparando uma grande atividade sobre a luta por moradia, com representantes da ocupação e de movimentos populares“, afirmou Gibran Jordão.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), local onde a Conlute foi formada, a recepção dos calouros combinará a luta contra a reforma e a preparação para o ato de mulheres do dia 8 de março. Foram distribuídos panfletos na matrícula e, no dia 2 de março, os estudantes realizarão um mutirão pelas salas de aula convocando para a manifestação, discutindo a importância da luta pela universidade pública para garantir a verdadeira emancipação feminina.

GUERRA – Junto a todos estes temas, a juventude também se prepara para participar do protesto mundial contra a ocupação no Iraque. Nos dias 19 e 20 de março, nas principais cidades do mundo, protestos serão realizados contra a ocupação e apoiando a resistência do povo iraquiano. Em São Paulo, o ato será realizado no dia 19, com concentração no Masp.