Mais uma vez estudantes recifenses saem em passeata contra o aumento abusivo das passagens de ônibus. Desta vez o ato foi organizado pelo Comitê contra o aumento dos parlamentares e das tarifas de ônibus. As reivindicações foram: Não ao reajuste de 8,66% das tarifas de ônibus! Passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados! Abaixo ao aumento de 62% dos parlamentares! Por um salário mínimo digno, rumo ao proposto pelo DIEESE!

O Comitê é um espaço de debate e ação que aglutina diversas entidades, coletivos e indivíduos. Tem como objetivo dialogar com a sociedade, e principalmente com os movimentos sociais em geral, entendendo a questão do transporte coletivo como um direito social e não como uma mercadoria.

Esta atividade do dia 13 de janeiro marcou como o início da luta contra o aumento das passagens. Isto, no sentido de aglutinar forças entre estudantes e trabalhadores. Além do Comitê, estavam presentes na atividade, várias organizações entre elas a CSP/Conlutas, o MEPR, o Sindicato dos Correios de Pernambuco, a Comissão de Mulheres de Dois Carneiros. A UESPE ficou no ato por pouco tempo, mas sua presença mostrou que é possível a unidade nesta luta, desde que defendam os interesses dos estudantes e dos trabalhadores.

Foram quase cinco horas de mobilização. No final do dia, às 18h, na rua da Secretaria das Cidades, apesar de ter bastante fôlego para continuar, os estudantes decidiram finalizar o ato em assembleia. Consideraram o dia como vitorioso, pois marcaram o fato na cidade do Recife e conseguiram muita adesão junto às pessoas que estavam pelo centro. Foi marcada uma reunião do Comitê para este sábado com o objetivo de organizar outra atividade para segunda-feira (17).

A luta tem que continuar com uma união cada vez mais forte de todos os trabalhadores e estudantes. É preciso garantir as mobilizações, afinal “se a passagem não baixar, o Recife vai parar”. O PSTU estará aonde o movimento nos levar, pois acredita que só com a luta conquistamos nossos direitos. Só com as mobilizações poderemos deter mais este aumento. Só com a luta vamos transformar nossas vidas.

  • Unidade entre estudantes e trabalhadores!
  • Passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados!

    Fonte:www.pstupe.org.br