Defendamos a honra dos lutadores e das organizações e dos dirigentes caluniadosNesta mesma edição, reproduzimos as acusações que James Petras fez, numa reportagem a uma radio uruguaia, contra o PSTU, Orlando Chirino e outros dirigentes operários venezuelanos, qualificando-os de “contra- revolucionários” e de trabalhar junto a agentes da CIA na Venezuela.

Essas acusações excederam claramente as fronteiras do debate político normal entre as organizações e personalidades de esquerda, por mais duro que este seja, para entrar diretamente no método tipicamente stalinista de buscar destruir quem tem uma opinião diferente, questionando sua integridade moral e sua honestidade como lutadores, através de calúnias e mentiras.

No caso concreto de quem se encontra na Venezuela, essas acusações podem servir como justificativa para que os ataques políticos que já recebem Orlando Chirino e outros dirigentes operários se transformem em ataques mais graves ou em ações repressivas contra esses companheiros.

Por isso, chamamos todas as organizações e personalidades operárias, populares e de esquerda, independente de sua posição ante o processo venezuelano, a rechaçarem as acusações de Petras, a repudiarem essa metodologia de calúnias e a se solidarizarem com as organizações e dirigentes diante do questionamento de sua honestidade e integridade moral e a rechaçar qualquer tipo de ataque contra os dirigentes venezuelanos.

Não pedimos que mudem de posições políticas, nem que abandonem as críticas às posições políticas que consideram equivocadas. O que estamos pedindo é que realizemos uma batalha de conjunto para expulsar dos debates da esquerda essa nefasta e destrutiva metodologia stalinista.

Nas suas declarações públicas, o companheiro Orlando Chirino manifestou que está “disposto a que se constitua um Tribunal Internacional Moral, que julgue nosso comportamento e a nossa política, e nos sancione se cometemos alguma traição política ou, do contrário, faça calar quem utiliza de seu nome como livre-pensador para fazer acusações no melhor estilo stalinista, manchando o bom nome de honestos revolucionários”. Apoiamos esta proposta e estamos dispostos a participar de qualquer tribunal.
Post author
Publication Date