Ato do dia 20 em Recife (PE)

No mês da Consciência Negra, o Quilombo Raça e Classe e a CSP-Conlutas, neste ano, em especial, organizaram a Marcha da Periferia em algumas cidades do Brasil para celebra o dia 20 de novembro, data em memória a Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra.

As atividades continuam e no dia 23, no Rio de Janeiro e no Maranhão, será realizada a Marcha da Periferia nesses estados. Confira a programação ao final da matéria:

Veja os informes do que já ocorreu pelo País:

Recife – PE
O Quilombo Raça e Classe-PE saiu na frente, realizando a atividade no dia 7 de Novembro, unificando com o movimento da religiosidade num Ato Contra Racismo e a
Intolerância Religiosa.

São Luiz do Maranhão – MA
O Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe-MA realizou, neste 20 de Novembro, uma celebração ao dia da Consciência Negra. O ato teve como objetivo resgatar Zumbi, Magno Cruz, João Cândido, Luísa Mahin e tantos outros negros que construíram a nossa história no Brasil. Logo após foi realizado o lançamento do livro “Hip Hop Brasil: História e Intervenções Político-Culturais” de Rosenverck E. Santos (Professor da UFMA e Dirigente do Quilombo Raça e Classe/MA).

São Paulo – SP
Neste dia 20 de Novembro foi realizada a Marcha da Periferia de São Paulo, que contou com a presença de dois dignos representantes da “velha guarda”: Liberto Trindade Solano Trindade e Eduardo de Oliveira. A presença destes incansáveis companheiros reafirmou a todos os presentes a necessidade de travarmos, cada vez com mais intensidade, o combate iniciado pelo primeiro africano trazido para esta terra. Viva Zumbi! Vivam todos os quilombolas e guerreiros que nunca desistiram da luta!”.

No dia 18, também ocorreu no Sacolão das Artes, zona sul de São Paulo, uma atividade cultural como parte do calendário da Marcha da Periferia, a realização o evento foi em parceria com o Movimento Luta Popular e Quilombo Raça e Classe junto com outros coletivos.

Bauru – SP
A 1ª Marcha da Periferia de Bauru foi realizada no sábado dia 17 de Novembro, que reuniu diversos seguimentos sociais como a Esquerda Marxista/ PT, ativistas independentes, e em especial os movimentos sociais que hoje objetivam reorganizar o movimento sindical e popular no Brasil. A comunidade Islâmica da Região de Bauru se somou a luta do povo negro e pobre e denunciou os massacres que o Estado Sionista de Israel vem promovendo. Desse modo, a Marcha convocada pela CSP-CONLUTAS, Quilombo Raça e Classe em unidade com a Anel, MML, Sindicato dos Bancários, Oposição Trabalhadores em Luta/Oposição Sinserm, PSTU e Centro Comunitário Ouro Verde colocou cerca de 50 pessoas na principal Avenida da cidade, Avenida Rodrigues Alves. Durante toda a passeata os manifestantes, animados pela bateria da escola de Samba Ouro Verde, entoavam palavras de ordem como “ Quem luta não tá sozinho, sou negro e palestino!!” e “ Fora já, Fora já daqui Israel da Palestina e Dilma do Haiti”.

Porto Alegre – RS
Em Porto Alegre (apesar de não ser feriado) neste 20 de Novembro o Quilombo Raça e Classe, CSP-Conlutas, Anel, realizaram um Ato Unificado com Quilombo dos Silva, Quilombo Fidelix, Quilombo do Areal, Quilombo de Morro Alto, Frente Nacional Quilombola, Levanta Favela(anarcos), Sindppd, Sintect/RS, Fração MNU Lutas, Autônomo e Independente. Também com a presença do CPERS.

A concentração para o ato foi em frente à prefeitura, para exigir algumas demandas locais e realizar um protesto de caráter independente e classista! O ato organizado foi organizado pela Unegro, MNU, PT, PCdoB, PSB, Sindibancários, Força Sindical, CUT, Nação Hip Hop, Sindijus, a partir das 16h, o ato de conjunto tinha mais de 200 pessoas. A CSP-Conlutas e o Quilombo Raça e Classe organizou sua coluna independente. Às 18h30, os atos confluíram e foram juntos até o mesmo local, o Largo Zumbi dos Palmares.

Belo Horizonte – MG
Em Belo Horizonte, o Quilombo Raça e Classe-MG realizou um grande Ato na Praça Sete, e vai continuar com atividades dentro do calendário da Marcha da Periferia nas ocupações que estão sendo ameaçadas de despejo como a Irmã Dorothi, Eliana Silva e Camilo Torres!

Rio de Janeiro – RJ
O Quilombo Raça e Classe/RJ realizou atividade do 20 de Novembro, como todos os anos participamos da Feijoada de Zumbi do Buraco do Galo, uma roda de samba cultural independente dos governos e patrões que existe a 16 anos em Osvaldo Cruz, próximo a Madureira, participaram do evento mais de 500 pessoas.

Fortaleza – CE
Foi realizada a 1° Reunião do Movimento Negro Nacional- Quilombo Raça e Classe, em Fortaleza. O ato celebrou os guerreiros quilombolas que lutam por um Ceará menos racista e excludente. Contou com a participação de militantes do Quilombo Urbano, na Praça da Gentilândia.

Confira a programação dos atos que ainda vão acontecer:

São Paulo
Uma atividade será realizada pela Secretaria de combate ao racismo, do Sindicato dos Metroviários, quando serão apresentados os resultados do censo racial realizado com os trabalhadores metroviários. Será no dia 24 de novembro, sábado, na sede do sindicato (R. Serra do Japi, 31, próximo ao Metrô Tatuapé).

O Sintrajud e o Sindsef-SP promoverão um seminário sobre o racismo e seus efeitos no cotidiano da população negra, no sábado, dia 24 de novembro, das 9h às 14h. O evento ocorre no Auditório do Sintrajud, na Rua Antonio de Godoy, 88, 15° andar. A atividade tem como apoiadores a CSP-Conlutas, Fenajufe, Quilombo Raça e Classe, Anel entre outras entidades.

Rio de Janeiro
Será realizada a primeira edição da Marcha da Periferia, com um grande ato político e cultural no dia 23 de novembro (sexta-feira), às 17h, com uma passeata da Candelária ao Busto do Zumbi.

Maranhão
Em São Luis do Maranhão, a atividade será no dia 23, às 15h, com saída da Praça Deodoro em direção a Praça Lagoa Amarela – Reviver onde acontecerá o 23º Festival de Hip Hop-Zumbi.