Panfleto Nacional do Quilombo Raça e Classe para o 25 de julho

Atividades são também convocadas pelo Movimento Mulheres em Luta e pela ANEL

No dia 25 de julho, o Quilombo Raça e Classe, movimento filiado à CSP Conlutas, realizará diversas atividades pelo país para celebrar o dia latino americano e caribenho de luta da mulher negra. A data foi estabelecida no 1º Encontro das Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, na República Dominicana, em 25 de julho de 1992, que reuniu mais de 70 países.

O movimento irá denunciar as chamadas “senzalas modernas”, resquícios da opressão e exploração escravagista que seguem perseguindo e condenando as mulheres negras trabalhadoras. Da escravidão sexual ao subemprego, as mulheres negras estão no topo das estatísticas enquanto vítimas da violência do estado, policial e doméstica.

As mulheres negras ocupam as piores vagas no mercado de trabalho, em serviços precarizados, terceirizados ou sem cateira assinada, e muitas vezes recebendo cerca de 50% a menos que homens brancos na mesma função. Só para se ter uma ideia da dimensão desta exploração, por serem mulheres e negras, 61,6% dos postos de trabalhos de empregada doméstica na América Latina é composta por mulheres negras. “Por uma PEC que garanta direitos trabalhistas e proteção social às empregadas domésticas como os garantidos a qualquer trabalhador pela CLT há 70 anos “, reivindica o Quilombo em panfleto assinado conjuntamente com o Movimento Mulheres em Luta e a Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre para o dia 25 de julho.

O Quilombo Raça e Classe estará ao lado do Movimento Mulheres em Luta (MML) para exigir também o veto da Presidenta Dilma ao Estatuto do Nascituro que banaliza a violência contra a mulher e institui a “Bolsa Estupro”, uma forma de estimular as mulheres a terem o bebê fruto de um estupro e de criminalizar a mulher que não deseja tê-lo.

“Para nós, o 25 de julho tem que ser um dia de muita luta, que esteja a serviço de organizar negras e negros, trabalhadores e jovens. Inclusive para que, no dia 30 de agosto, construamos juntos um novo dia nacional de paralisações” , reafirma o movimento em panfleto que será distribuído nas atividades do 25 de julho.

Veja abaixo o calendário de atividades em algumas cidades:

RIO DE JANEIRO
As comemorações do Dia da Mulher Negra Latino e Caribenha iniciarão no dia 24/07 com um debate sobre: “Mulher Negra no Mercado de Trabalho do Haiti ao Brasil”, com a Haitiana Michäelle Sergu e Maristela Farias, do Quilombo Raça e Classe. A atividade será na Lapa, 180.

No dia 25/07, as comemorações seguem.  Um debate, organizado pelo Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região e o Quilombo Raça e Classe discutirá a mulher negra no mundo do trabalho. Durante a atividade, será lançada a Cartilha do Quilombo Raça e Classe.

SÃO PAULO
O dia de luta latino americano e caribenho das mulheres negras terá seu início com uma panfletagem e conversa com as trabalhadoras do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).

A partir das 17h, inicia-se a concentração do ato-panfletagem convocado pelo “Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra” que acontecerá na Estátua da “Mãe Negra”, no largo do Paissandu. O movimento Quilombo Raça e Classe é parte da organização.

MARANHÃO

O movimento Quilombo Raça e classe realizará panfletagem na Assembleia Popular dos movimentos sociais na Comunidade Renascer, que recebeu ordem de despejo para o dia 30/07.

Em São Luís, a data 25 de Julho será celebrada juntamente com dia 31 de Julho,  Dia Internacional da mulher Africana, que neste ano está dedicado a Zulmira, estudante angolana de pós-graduação morta em S. Paulo.

PERNAMBUCO
Em Recife, a UFPE estará sediando a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Quilombo Raça e Classe realziará panfletagem noe evento.

PARÁ
A atividade será no dia 25/07 com o Tema: A Mulher Negra no mercado de trabalho e o assédio sexual. Na mesa, estará o Movimento Mulheres em Luta e a secretaria de Negras e Negros do PSTU.