• Antonio Oliveira Salazar
    Uma República Parlamentar com fortes elementos anti-clericais foi instalada em Portugal, em 1910, mas derrubada em 1926 por um golpe militar. Em 1932, Salazar assumiu a condição de chefe de Estado, iniciando o totalitarismo. No ano seguinte, promulgou-se a Constituição que trazia princípios fascistas: partido único, proibição de manifestações e polícia política. A ditadura salazarista, ao contrário das de Hitler e Mussolini, atravessou a Segunda Guerra. Salazar morre em 1970, mas a ditadura duraria mais quatro anos.

  • Marcelo Caetano
    Ultraconservador, exerceu os mais altos cargos no regime salazarista. Com a morte de Salazar, assumiu a Presidência do Conselho da ditadura. Morreu exilado no Brasil.

  • Partido Socialista (PS)
    Fundado em 1973 por Mário Soares e outros socialistas na oposição a Salazar. Depois do 25 de abril integrou os seis governos provisórios e chefiou o primeiro governo constitucional.

  • Movimento ReoRganizativo do Partido do Proletariado
    De tendência maoísta, foi fundado em 1970. Em 1976 mudou para Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses.

  • Partido Popular Democrático (PPD/PSD)
    Partido de centro-direita fundado em 1974. Na sua origem esteve a chamada “Ala Liberal” da Assembléia Nacional do período anterior ao 25 de abril. Em 1976, muda para Partido Social Democrata.

  • Partido Popular (CDS-PP)
    Partido de inspiração centrista democrata-cristã nas suas origens.
    Post author
    Publication Date