O dia 23 de maio foi definido pela Conlutas e por outras entidades no país como dia de protesto. As manifestações vão focar a oposição dos trabalhadores às reformas Sindical, Trabalhista e da Previdência.

“Será um dia de greves, paralisações, protestos e ocupações de terra contra a política do governo Lula e contra os ataques aos direitos, representados por reformas neoliberais”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos e dirigente nacional da Conlutas, Luiz Carlos Prates, o Mancha.

Na região
Em nossa região, vai haver paralisações nas fábricas, com atraso na entrada dos turnos. Os trabalhadores da Aernnova, em greve há duas semanas, também engrossarão o protesto.

No centro da cidade, haverá um protesto dos aposentados, que vão se concentrar na sede do Sindicato dos Metalúrgicos por volta das 10 horas.

Os sem-teto do Pinheirinho também vão realizar uma marcha pelas ruas da cidade.

As manifestações do dia 23 de maio serão realizadas pela Conlutas e por várias entidades, como a Intersindical, o MST, o MTST, o MTL. Até mesmo a CUT somou-se a esta luta. Porém seu enfoque fica mais restrito à oposição à Emenda 3, da Super-Receita.