Escrevemos esta matéria antes da votação no Senado sobre a cassação de Renan Calheiros. Muitos apostam em sua absolvição, porque os senadores estarão protegidos da opinião pública pelo voto secreto. Além disso, a corrupção de Renan não é diferente da maioria dos outros senadores.

Alguns senadores estavam tão preocupados com a divulgação de suas posições que queriam proibir celulares ou qualquer outro aparelho que pudesse ser usado para fotografar ou registrar a votação. Alguns defendem que Renan seja absolvido, e depois renuncie à presidência do Senado (mas se mantenha senador), só para aliviar a pressão da opinião pública.

Mas, independente do resultado da votação, um fato é necessário que fique marcado para sempre nas mentes dos trabalhadores e estudantes do país: o engajamento do PT e do PCdoB na luta pela absolvição de Renan Calheiros.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o governo Lula trabalhou para salvar Renan, utilizando a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti, e o Ministro de Assuntos Institucionais, Walfrido dos Mares Guia. Para escapar do inevitável desgaste, Lula se declara neutro, e diz que o assunto é “do Congresso”. Mas o próprio Renan considera os votos do PT como seguros, com um ou outro voto contra.
Os partidos da oposição de direita, apesar de apoiarem oficialmente a cassação, também se dividem com boa parte dos senadores do PSDB e DEM votando a favor de Renan.

O PCdoB não se preocupa em disfarçar sua posição. Com as velhas desculpas do “golpe das elites contra o governo Lula”, e “campanha da mídia”, o PCdoB se manifestou oficialmente em defesa de Renan. Em sua página na Internet “Vermelho”, o editorial defendeu que “o alvo foi escolhido a dedo: um aliado do presidente Lula, já que este está forte demais nas pesquisas para sofrer um ataque frontal. Assim como foi selecionado o cenário: o Senado Federal, onde a oposição faz mais sombra à base governista”. O editorial conclui: “É por isso que o voto justo dos senadores será contra a cassação de Renan Calheiros: para que não sejam os barões da mídia a determinar qual o escândalo que será servido ao país a cada dia, e qual será escamoteado”.

O PT e o PCdoB demonstram assim, mais uma vez, o grau de degeneração que sofreram com a democracia burguesa. Renan Calheiros, que foi da tropa de choque de Collor, da base de apoio de FHC, agora é um aliado de Lula no Senado. Por isso deve ser preservado a qualquer custo, mesmo que seja um ladrão do dinheiro público, mesmo que a maioria da população queira linchá-lo.

Caso Renan seja absolvido, o governo Lula, o PT e o PCdoB serão os principais responsáveis. Mesmo que Renan seja cassado, é importante que os trabalhadores se recordem desse episódio, para lembrar de que lado estiveram o PT e o PCdoB nessa votação.

Post author Dirceu Traveso, de São Paulo
Publication Date