Partido estará em Porto Alegre e em Salvador, afirmando que um mundo socialista é possívelEm 2010, no Brasil, acontecem duas edições do Fórum Social Mundial (FSM). Em Porto Alegre, entre os dias 25 a 29 de janeiro, e em Salvador, entre os dias 29 a 31 de janeiro. O Fórum é uma oportunidade de avançarmos na discussão sobre qual alternativa que os trabalhadores e dos socialistas devem assumir diante de uma das maiores crises da economia capitalista da história.

Em ambos os eventos vemos a direção do Fórum apostando em uma saída para a crise do capitalismo a partir da parceria com as grandes empresas, os governos burgueses ditos “progressistas” e as ONGs, com suas políticas assistencialistas.

Essa colossal crise da economia capitalista provocou o aumento do desemprego, a redução de direitos e salários. Mas a crise também abriu uma situação que permite que os socialistas revolucionários disputem a consciência da classe trabalhadora, apresentando a necessidade de lutarmos pela destruição deste sistema e de que, mais do que nunca, um mundo socialista é possível.

Mas um outro mundo só será possível se rompermos com o capitalismo e lutarmos pelo socialismo. Esta luta, porém, não poderá ser travada em aliança com a burguesia, seus governos, empresas e instituições.

UMA SAÍDA SOCIALISTA PARA A CRISE
O PSTU participará dos dois eventos para defender e fortalecer uma alternativa verdadeiramente socialista e revolucionária diante de uma das maiores crises do capitalismo.

Portanto, faremos uma dura polêmica com a direção do Fórum que nos últimos anos atrelou cada vez mais o evento aos governos supostamente “progressistas” do continente, empresas e ONGs.

Estaremos no Fórum para defender outro caminho. O caminho da auto-organização dos trabalhadores e do conjunto dos explorados e oprimidos, contra a burguesia e seus governos, como única forma de derrotar o capitalismo e construir o socialismo.

SOLIDARIEDADE DE CLASSE COM O HAITI
Estaremos no FSM para desenvolver a campanha de solidariedade ao povo do Haiti, e o chamado à retirada das tropas de ocupação. Assim como iremos denunciar a ajuda insuficiente que tem sido dada pelos grandes potências. Enquanto, no auge da crise econômica, foram gastos 25 trilhões de dólares para ajudar empresas e bancos, os trabalhadores e o povo haitiano recebem alguns milhares de dólares.

O partido vai apoiar as atividades organizadas pela Conlutas e pela Anel, as plenárias que discutirão a construção do Congresso de Unificação de junho de 2010 e as atividades de luta contra as opressões.

  • Confira as atividades que o PSTU irá participar no FSM