Ainda estamos em junho e parece que Papai Noel já passou em São Gonçalo e deixou de presente, com o voto dos vereadores, um amento salarial para os próximos que se elegerem nestas eleições municipais.

Parece brincadeira, mas não é. De um lado, os trabalhadores precisam levantar cedo para pegar ônibus lotado e ir trabalhar, enfrentam uma jornada de trabalho de 48 horas semanais sem opção de descansar nos feriados (pois precisam fazer hora extra pra melhorar um pouco o salário), ganham salários que não “dura” dez dias no mês de tantas contas e impostos pagos e trabalham em péssimas condições. Já os vereadores de São Gonçalo recebem um bom salário, ganham auxílio do governo municipal para viajar, não pegam ônibus lotado e suas condições de trabalho não são ruins. Na realidade, poderíamos dizer que o trabalhador é como um jogador de futebol de um time da terceira divisão do Brasil, enquanto o vereador é um jogador do Real Madri (clube da primeira divisão da Espanha).

Mesmo com seus gordos salários, os vereadores de São Gonçalo foram além. Tiveram a cara de pau de aprovar um aumento de nada mais nada menos que 100% em seus salários. A medida foi publicada no Diário Oficial da cidade no dia 30 de junho. Ou seja, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, os vereadores passarão a receber um valor de R$ 15 mil, pagos com o dinheiro de impostos dos trabalhadores e do povo pobre.

Enquanto os vereadores aumentam os seus próprios salários, São Gonçalo segue abandonada. No Jardim Catarina, maior bairro da cidade e da América Latina, uma moradora sofreu lesão no tornozelo e seu pé foi imobilizado. O motivo? Um bueiro mal tampado, após obra que durou da prefeitura que durou 3 meses.

São Gonçalo para os trabalhadores
O PSTU é contra o aumento dos vereadores e defende a revogação imediata deste abuso. “O que acontece com a administração do dinheiro público em São Gonçalo é uma vergonha. Os recursos públicos devem ser investidos para o benefício dos trabalhadores e da população pobre. A Câmara Municipal não é pra editar medidas e leis para os que já são privilegiados por serem os mais ricos e poderosos. É necessário governar a cidade para os trabalhadores. O aumento no salário dos vereadores não muda ou melhora em nada a vida dos trabalhadores e do povo pobre” , afirmou Edson Pimentel , candidato a vereador pelo PSTU na cidade.

O PSTU usará suas candidaturas para mobilizar os trabalhadores, o povo pobre e a juventude na luta contra abusos como o do aumento dos salários dos vereadores e os demais problemas que afetam a classe trabalhadora em seu dia a dia. É por isso que o PSTU São Gonçalo entra nas eleições com a candidatura de Dayse Oliveira a prefeitura e Edson Pimentel a vereador. Estas candidaturas estão à disposição de todo e qualquer foco de luta dos trabalhadores.