Cartaz do filme

O PSTU do Rio de Janeiro exibe, nesta sexta-feira, o filme Z, do diretor Costa Gavras. Logo após, haverá um debate sobre a repressão do Estado contra os movimentos sociais.

O filme é baseado no romance homônimo de Vassilis Vassilikos e roteirizado pelo escritor Jorge Semprun, um sobrevivente dos campos de concentração nazistas. A obra narra a história real do assassinato de um líder da oposição de esquerda na Grécia da década de 1960. A partir daí, desenrola-se uma história de perseguição aos ativistas e organizações de esquerda.

O momento é bastante apropriado para resgatar este filme de 1967. A atividade é parte da campanha pelo arquivamento dos processos contra os presos do consulado e de combate à criminalização dos movimentos. Depois do cine debate, um ato show na Lapa também faz parte da campanha.

Será nesta sexta, 15, às 18h. A entrada é franca. O endereço da sede do PSTU no Rio é Rua da Lapa, 180, sobreloja, Lapa. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 2232 9458.

ASSISTA AO TRAILER (em francês, com opção de traduzir legenda)