Em junho de 2004 o PSTU festejará 10 anos de existência. Foram anos de muita luta que levaram à nossa consolidação como o terceiro partido da esquerda do país. No entanto, sua história não começou aí. Um ano após sua fundação, o PSTU aderiu à Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT–QI) e incorporou também sua tradição, muito mais antiga no Brasil.

Em 2004 serão 30 anos da existência do que podemos chamar a corrente morenista, uma das mais importantes do trotskismo, no Brasil. Essa tradição foi representada em nosso país por diversas organizações que foram a continuidade uma da outra, mas ao mesmo tempo representaram diferentes fases da sua trajetória: a Liga Operária (1974-1978); o PST de curta vida (meses de 1978) e finalmente a Convergência Socialista (1978 – 1994).

Por conta disso, diversas iniciativas estão sendo feitas para marcar estas datas e fortalecer nossa tradição. Serão produzidos uma revista e uma exposição com fotos, artigos de nossos jornais e da imprensa burguesa e outros materiais. Também faz parte do projeto um vídeo com imagens da época e depoimentos de militantes que participaram da história da construção do partido. Ainda este ano, um ciclo de debates bimestrais, abordando cada uma das principais fases desde a fundação da Liga Operária, será realizado em São Paulo.

Os interessados em participar deste projeto e quem desejar enviar algum tipo de material ou depoimento podem entrar em contato através do e-mail memó[email protected]

Post author
Publication Date