O dirigente da construção civil Cleber Rabelo

Na noite de sexta-feira, dia 29 de junho, ocorreu a Convenção Eleitoral do PSTU de Belém (PA). O plenário da Câmara dos Vereadores ficou pequeno para os mais de 200 militantes e simpatizantes do partido que saudaram com muito entusiasmo o lançamento da candidatura à Câmara Municipal do operário da construção civil e dirigente partidário Cléber Rabelo, e a formalização da aliança eleitoral que o PSTU fechou com o PSOL, PCB e PCdoB para apoiar o candidato Edmilson Rodrigues do PSOL à Prefeitura da cidade. O PSTU lutou contra a presença do PCdoB na frente, por ser um partido que está no governo federal, mas, infelizmente, sua presença foi bancada pelo PSOL.

Lideranças do movimento popular, ativistas sindicais e estudantes marcaram presença no ato, assim como o representante do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, Maurício Matos, que fez uma saudação à convenção e afirmou a importância do PSTU e da esquerda ter um vereador na cidade pelo compromisso deste partido com as lutas pelo meio ambiente e contra Belo Monte, para que esta mobilização possa ter mais visibilidade e possibilidade de vitória.

O destaque da noite foi a delegação de operários da construção civil. Os trabalhadores foram representados pelo operário Nazareno Dias, que em sua fala apontou para a necessidade de termos um operário representando a categoria e fortalecendo as lutas pela melhoria das condições de vida da classe trabalhador belenense.

Em seu discurso, Cléber destacou a importância da participação dos socialistas nesse processo eleitoral para denunciar os ataques dos governos e dos patrões contra a classe trabalhadora e a necessidade dos setores explorados e oprimidos da sociedade se unificarem sob um programa radical de transformação social que inverta as prioridades para que o povo pobre possa ter garantido seu direito à educação, saúde, emprego, moradia, transporte público, segurança e saneamento básico de qualidade.

“Nós sabemos que as eleições, sob o capitalismo, são um jogo de cartas marcadas. Mas nós que lutamos todos os dias em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra as injustiças sociais não podemos deixar de utilizar o espaço eleitoral para apoiar as lutas diretas dos trabalhadores, fortalecer sua organização independente política e financeiramente em relação aos patrões e construir um programa socialista com as massas para acumular forças com o objetivo de derrotarmos nas ruas e nas urnas os candidatos corruptos da direita e os oportunistas de plantão que discursam em favor do povo pobre, mas que quando chegam no governo praticam a mesma política de arrocho salarial, privatizações e sucateamento dos serviços públicos” destacou Cléber.

O candidato à Prefeitura Municipal de Belém e liderança do PSOL, Edmilson Rodrigues, em sua intervenção denunciou a nova reforma da previdência que está sendo preparada pelo governo Dilma, ressaltou as greves em curso e enfatizou a importância dos militantes socialistas fazerem a disputa política por dentro da institucionalidade do regime democrático-burguês contra o próprio regime. Além disso, Edmilson se comprometeu publicamente a batalhar nessas eleições para ajudar a eleger o candidato do PSTU Cléber Rabelo à Câmara Municipal pela importância que terá um operário revolucionário como vereador para contribuir com as lutas sociais.

Após a convenção, a militância e os ativistas se deslocaram até a sede do PSTU de Belém para se confraternizar no “Arraiá do PSTU” que brindou com muita alegria e empolgação o início da campanha do partido.

LEIA MAIS
Porque estamos em uma frente com o PSOL e o PCdoB em Belém