Silvia Ferraro é a única mulher a concorrer à Prefeitura de Campinas

Lutadora e socialista, Silvia defenderá uma Campinas para os trabalhadoresO Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) definiu a professora Silvia Ferraro como sua candidata à prefeitura de Campinas (SP) e Marcos Magarido, candidato a vice-prefeito. A decisão foi tomada na convenção do partido, realizada dia 23 de junho na Câmara Municipal.

Também foram apresentadas as candidaturas à Câmara de vereadores de Laura leal, trabalhadora da Replan-Petrobrás; José Freitas Jr., metalúrgico e cipeiro da Bosch; Carlos Henrique Caetano, professor da rede estadual e militante do movimento LGBT; Ângelo Argondizzi, trabalhador do Banco do Brasil; e Kátia Sartori, professora. É uma chapa de lutadores e socialistas que irão defender juntamente com Silvia Ferraro e Marcos Margarido o programa “Campinas para os Trabalhadores”.

A reunião do PSTU começou com uma mesa-redonda sobre a participação dos socialistas nas eleições, as lutas dos trabalhadores no Brasil e no mundo e os principais pontos do programa que o PSTU vai apresentar nas eleições em Campinas. A mesa foi composta pelo professor da Unicamp e militante do PSTU, Alvaro Bianchi; o pré-candidato à vice prefeito e petroleiro Marcos Margarido e a professora e candidata à prefeitura de Campinas Silvia Ferraro.

Segundo Bianchi, os socialistas participam das eleições para disputar a consciência da classe trabalhadora e fortalecer uma alternativa socialista. Marcos Margarido enfatizou as mobilizações na Grécia e nos demais países da Europa como parte do processo de resposta dos trabalhadores à crise do capitalismo. Destacou também às lutas no Brasil, como a greve nas universidades federais e nos canteiros de obras na construção civil.

Campinas para os trabalhadores
A candidata Silvia Ferraro discutiu a situação de Campinas, denunciou o crescimento da pobreza na cidade, a crise política e a corrupção. Para a candidata, é necessário apresentar uma alternativa para a classe trabalhadora, sintetizada no lema da campanha do PSTU “Chega da cidade para os ricos e corruptos!Campinas para os trabalhadores!”

Silvia explicou que nos últimos meses o PSTU de Campinas esteve empenhado na construção de um acordo eleitoral com o PSOL da cidade. Em abril, o PSTU apresentou para esse partido um esboço de programa municipal que afirmava a necessidade de Campinas ser governada pelos trabalhadores, contra os ricos e os patrões e lançava a pré-candidatura de Silvia Ferraro. O PSOL optou por não responder à proposta e, às vésperas da convenção, seu pré-candidato deu uma entrevista ao jornal Todo Dia na qual dizia que não haveria a frente em Campinas porque havia diferentes programas.

A participação dos presentes com perguntas e intervenções foi o momento mais rico e emocionante do debate e da própria convenção. Vários companheiros e companheiras colocaram que, num momento que a “chamada esquerda” está desacreditada, é importante apresentar candidaturas que defenderão um programa para a classe trabalhadora e para a construção do socialismo e que o PSTU era único partido que ainda se apresentava claramente com este projeto nas eleições.

Neste sentido, também falaram duas companheiras, Daniela Mussi e Andréia Pagani, ex-militantes do PSOL. Nas palavras de Daniela, a convenção do PSTU significa uma continuação da luta cotidiana contra a burocratização, desta vez em sua face eleitoral. “Com isso, deveremos sair dessa eleição maiores e melhores”, afirmou Mussi. Já Andréia destacou a necessidade de falar do socialismo aos trabalhadores e trabalhadoras, denunciando inclusive os limites que as eleições têm para a organização da nossa classe.

Também falaram companheiros que iam participar pela primeira vez nestas eleições e declararam que sentiam orgulho de poder votar no PSTU e mostrar aos trabalhadores e à juventude de Campinas que o socialismo é uma alternativa possível.

Muitos companheiros enfatizaram que o espaço da Câmara dos Vereadores era estranho aos trabalhadores e que a população não participa das decisões que ocorrem naquele lugar. Silvia Ferraro salientou que os vereadores aumentaram os seus próprios salários em 126% e aproveitou para chamar todos os presentes para ocuparem o espaço da Câmara na próxima quarta para barrar o novo aumento de salários dos vereadores. “Eles deveriam ganhar a mesma coisa que um trabalhador comum, somos contra os aumentos que eles estão propondo. O PSTU quer governar a cidade com os conselhos populares”, argumentou a pré-candidata.

A convenção terminou com os militantes e filiados convencidos da necessidade de realizarem uma campanha forte, levando a cada trabalhador e trabalhadora a discussão do programa do PSTU. Seminários programáticos serão realizados para envolverem todos aqueles que quiserem contribuir com as propostas.