Partido deu início a sua campanha eleitoral. No final de semana, foram feitas convenções de lançamento das candidaturas em 129 municípios de 21 estados.`ConvençãoEm todas as convenções, o PSTU reafirmou a necessidade de construir uma oposição de esquerda ao governo Lula. Na maior parte delas, as candidaturas já começam a envolver sindicalistas, lutadores dos movimentos populares, ativistas da juventude e lutadores não-filiados ao Partido, que buscam, nestas eleições, construir uma alternativa de esquerda para o país.

Por exemplo, em Belém (PA), diversos dirigentes que compõem a Coordenação Estadual de Lutas (Celutas) apoiaram a candidatura de Atenágoras.

Em muitas convenções foi registrada a presença de ativistas ligados a categorias e movimento sociais. Em São José dos Campos (SP), por exemplo, além de muitos metalúrgicos, também participaram militantes ligados ao movimento dos sem-teto.
Na Convenção de Fortaleza (CE) foram lançadas candidaturas encabeçadas por operários, como a do sapateiro Valdir Alves, para a prefeitura, e a de Raimundão, trabalhador da construção civil, que concorrerá a vereador.

Esses resultados evidenciam que muitos trabalhadores, ativistas da juventude e dos movimentos sociais buscam construir uma nova alternativa diante da traição do Partido dos Trabalhadores.

Nossas candidaturas estarão a serviço desse objetivo. Para nós, é motivo de orgulho a adesão e o apoio de diversos ativistas e lutadores as nossas candidaturas.
A oposição de esquerda tem voz nestas eleições. Vote e apóie os candidatos do PSTU.

ESTADO CONVENÇOES MUNICIPAIS

São Paulo……………………………..37

Rio de Janeiro…………………………14

Minas Gerais…………………………..13

Rio Grande do Sul………………………10

Rio Grande do Norte,
Pernambuco, Pará……………………….07

Santa Catarina…………………………06

Ceará, Bahia, Goiás…………………….04

Mato Grosso, Paraná, Alagoas,
Amapá, Maranhão, Piauí………………….02

Paraíba, Amazonas,
Sergipe, Rondônia………………………01

CONFIRA O RESULTADO DE ALGUMAS CONVENÇÕES

  • São José dos Campos (SP)
    “Em São José, dá-lhe peão, tem candidato socialista na eleição”. Essa palavra de ordem tomou conta da convenção do PSTU em São José dos Campos (SP), realizada no dia 26 de junho. Cerca de 350 pessoas, entre militantes e apoiadores de diversas categorias lotaram o auditório da Câmara, onde foi homologada a candidatura para prefeito do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Luiz Carlos Prates, o Mancha, e da vice, a advogada trabalhista Nícia Bosco, além de candidatos a vereador.

  • Florianópolis (SC)
    No dia 26 de junho, foi realizada a convenção municipal do PSTU de Florianópolis (SC), lançando a candidatura de Gilmar Salgado à Prefeitura e de Joaninha de Oliveira a vice. Todos os presentes buscavam colaborar na construção de uma alternativa de esquerda frente às candidaturas dos partidos burgueses e do PT/PCdoB.

  • Fortaleza (CE)
    Denunciar o parlamento burguês, mostrar a desilusão com o governo Lula e organizar os trabalhadores e estudantes. Com esse discurso Valdir Alves, operário sapateiro, foi lançado como candidato à Prefeitura. A candidata a vice será a professora Ana Érica. Foi lançada ainda a chapa de vereadores, encabeçada pelo operário da construção civil Raimundão. Ele é a principal liderança operária da cidade, e, por isso, havia expectativa em amplos setores da vanguarda sobre o lançamento de sua candidatura.

  • São Paulo (SP)
    Com 300 militantes de todas as regiões da cidade foi realizada a Convenção e homologada a candidatura de Dirceu Travesso. A vice será a professora Ana Rosa Minutti.
    O PSTU também apresentou sua lista de candidatos à Câmara Municipal. Ao final, Dirceu Travesso afirmou que o Partido vai fazer uma campanha de oposição ao governo Lula e aos candidatos da burguesia: “Não há possibilidade de o povo conseguir melhoria para a sua vida, se não rompermos com esse modelo econômico. Marta, Lula, Maluf, Alckmin, são os nomes. Mas o sobrenome é um só: FMI.” A convenção prestou homenagem aos companheiros assassinados: Gildo, Zé Luís e Rosa Sundermann.

  • Bauru(SP)
    Em convenção realizada em 21 de junho, o PSTU de Bauru definiu seus candidatos na cidade. Concorrerá à prefeitura o advogado trabalhista Sandro Luiz, que traz destacado histórico na luta pela defesa dos trabalhadores.

  • Rio de Janeiro (RJ)
    No dia 26, o PSTU do Rio lançou as candidaturas do bancário da Caixa Econômica Federal Otacílio Ramalho para a Prefeitura e de Edna Félix para vice. O principal candidato à Câmara de Vereadores é Cyro Garcia, ex-deputado federal e um dos companheiros mais atuantes nos movimentos sociais da cidade.

  • Natal (RN)
    No dia 26, em Natal, foram apresentadas as candidaturas do professor Dário Barbosa, sindicalista há tempos na luta em defesa da classe trabalhadora, e da enfermeira e diretora do SINDSAÚDE, Simone Dutra, para prefeito e vice-prefeita.

    Post author
    Publication Date