PSTU Floripa

Por meio desta carta viemos declarar repúdio ao posicionamento do Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos, em relação a sua posição antidemocrática diante da exclusão de partidos do debate da UFSC.

​Na última quinta-feira, dia 22 de outubro, foi divulgado um debate, entre os candidatos e candidatas á prefeitura de Florianópolis, organizado pelo Centro Acadêmico do curso de direito, CAXIF, convidando outras entidades da Universidade Federal de Santa Catarina, como a Associação dos Professores da UFSC (APUFSC), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (SINTUFSC) e a Associação de pós graduandos da UFSC (APG).

Parabenizamos , aqui, a posição acertada do SINTUFSC e da APG, de se negarem a participar desse debate antidemocrático.

Esse é um debate que será transmitido pela TV UFSC, com apoio da administração central da universidade, para toda comunidade universitária e não universitária. Historicamente, os debates organizados na e pela UFSC constituem-se em um momento democrático, onde é garantida a participação de todos os candidatos e candidatas, com tempo e regras iguais.

Nós do PSTU sempre participamos desses debates com nossos candidatos e candidatas. E entendemos que, ao não se garantir a ampla participação dos candidatos à Prefeitura de Florianópolis com regras igualitárias, o CAXIF, o DCE e a APUFSC diminuem o legado dos debates políticos na UFSC e incorrem numa lamentável atitude antidemocrática.

Assim, atuam de forma semelhante à grande mídia que deixa sempre de fora os partidos ideológicos.

Neste ano, os debates de televisão não irão ocorrer em Santa Catarina, por decisão das grandes corporações midiáticas.

Vivemos uma conjuntura difícil, enfrentando uma grave pandemia, debaixo de um governo autoritário que tem ambições ditatoriais para o país e que é um inimigo declarado das Universidades Públicas brasileiras. Exatamente por isso, torna-se fundamental garantir as práticas democráticas no ambiente universitário e permitir que a comunidade universitária e a população de Florianópolis possam avaliar todas as candidaturas à Prefeitura da cidade para decidirem seu voto.

A legislação eleitoral no país vem tornando-se mais perversa, a cada ano, com partidos ideológicos como o PSTU. Retiram tempo de TV, de rádio de partidos ideológicos como o nosso, e garantem o máximo de liberdades e visibilidade para todos os partidos da burguesia que, ainda por cima, estão atolados em escândalos de corrupção.

Assim, o PSTU que não recebe um centavo de empresários, que é o partido que proporcionalmente mais apresenta candidaturas femininas e negras fica de fora do horário eleitoral na TV e no rádio. Mas o DEM, do senador pego com dinheiro entre as nádegas, Chico Rodrigues, recebe polpudo fundo eleitoral e tem espaço garantido na TV e no rádio.

É é essa prática antidemocrática que o DCE, o CAXIF e a APUFSC desejam adotar na UFSC?

Nossa candidata à prefeitura de Florianópolis é Gabriela Santetti. Gabriela é bacharela e licenciada em História pela UFSC e Mestra em Educação também pela UFSC. É professora da rede pública, mulher e mãe da Alice de seis meses.

Sabemos quão hostil e adverso é a política institucional para as mulheres trabalhadoras. De tal sorte, há somente 02 mulheres concorrendo à Prefeitura de Florianópolis, sendo que apenas uma delas representa uma candidatura socialista, e é Gabriela Santetti.

No entanto, o DCE, CAXIF e APUFSC querem retirar a candidatura de Gabriela Santetti, numa atitude antidemocrática e machista.

Mas, o que mais surpreende aqui é a posição do Diretório central dos Estudantes, entidade representativa dos estudantes e ativa no movimento estudantil, que tem em seu programa a defesa da democracia, e que se elegeu com esse compromisso.

Muito mais que protocolo de segurança essa é uma escolha política, de deixar partidos ideológicos de fora do debate.

Ressaltamos que as organizações majoritárias da direção do DCE, que são correntes do PSOL (resistência, brigadas populares, alicerce), PT, UP, JCA e PCB estão, ou apoiam abertamente a coligação da Frente Eleitoral do PSOL/PT/REDE/PSB/PCDOB/UP/PCLCP encabeçada por Elson do PSOL. Garantem a participação do seu candidato nos debates, e se dão por satisfeitos, numa clara atitude antidemocrática, incompatível com o papel que deve desempenhar a entidade máxima dos estudantes universitários da UFSC.

Optamos por sair em chapa única, sem coligações, por acreditarmos, que mais do que nunca, esse é o momento de agitar uma Alternativa Socialista como saída, e estarmos em um frente com diversos partidos que não tem acordo na saída, e mesmo na agitação do Fora Bolsonaro, nos faria rebaixar o programa, coisa que optamos por não fazer.

Por isso exigimos da organização do debate o convite a participação da candidata Gabriela Santetti, do PSTU, assim como, dos outros candidatos deixados de fora. E um posicionamento das entidades envolvidas no debate e das organizações que compõem o Diretório Central dos Estudantes sobre tal posição.

Repudiamos essa posição e mais uma vez parabenizamos a Associação de pós graduandos e do sindicatos dos trabalhadores da UFSC, que acertadamente, não apenas foram contra essa medida, como irão realizar um outro debate, com convite a todos os partidos e candidatos concorrentes à prefeitura de Florianópolis. Um debate verdadeiramente democrático.