Concentração no centro de São Paulo
Diego Cruz

Em várias regiões do país, os militantes e apoiadores das candidaturas do PSTU estão saindo às ruas nesse dia 16 de setembro. É o “Dia Nacional do Contra Burguês, Vote 16”.Veja abaixo algumas das atividades que aconteceram nesta quinta-feira:

SÃO PAULO
São Paulo
Na capital os militantes do PSTU realizaram uma concentração na Praça do Patriarca, centro da cidade, por volta das 14h. Cerca de 40 militantes e apoiadores, entre eles os candidatos a deputado estadual, o estudante Bruno Machion e a professora Lourdes Quadros, agitaram o local com bandeiraço, panfletagem e discursos. Bexigas vermelhas e amarelas coloriram o cinzento centro da cidade. O ato contou com a presença também da candidata a vice-presidente pelo PSTU, Cláudia Durans, que participaria mais tarde de um debate na PUC-SP.

São José dos Campos (SP)
Na cidade do Vale do Paraíba, cerca de 50 militantes, apoiadores e candidatos das campanhas do PSTU se concentraram logo pela manhã na Praça Afonso Pena, no centro de São José dos Campos. Marcaram presença o candidato ao governo de São Paulo, Luiz Carlos Prates, o Mancha, Toninho Ferreira, candidato a deputado federal, além dos candidatos a deputado estadual Renatão, metalúrgico da GM e Valdir Martins, o Marrom, liderança da ocupação urbana do Pinheirinho.

Com bandeiras e panfletos, os ativistas caminharam no Calçadão da cidade, fazendo campanha no comércio. Toninho, que disputou a prefeitura da cidade nas eleições de 2008, foi bastante reconhecido pela população.

Já à tarde houve panfletagem na fábrica da GM na cidade. Cerca de 30 militantes, entre eles os candidatos Toninho e Renatão, compareceram na entrada de turno dos operários.

ABC
Na região operária do ABC, o dia 16 começou às 5h, com panfletagens em duas importantes fábricas: na Volks e Scania. Com panfletos e bandeiras, os militantes do PSTU conversaram com os operários, tendo boa receptividade. Os ativistas do partido são conhecidos na categoria pelo trabalho e apoio realizados junto à oposição metalúrgica e ao boletim Ferramenta de Luta.

Diadema
O dia 16 na região do ABC na parte da tarde se concentrou em Diadema. Houve bandeiraço no centro da cidade das 11h até às 14h. Reuniu algo como 20 militantes e apoiadores, entre eles professores que estavam no intervalo de aula. A programação à noite previa um debate na Fundação Santo André.

Campinas
O dia 16 em Campinas começou na refinaria de Paulínia, a Replan, região de Campinas. Os militantes do PSTU e o petroleiro e candidato a deputado estadual, Marcos Margarido, panfletaram e conversaram com os trabalhadores. Na refinaria trabalham de 4 a 5 mil trabalhadores terceirizados da construção civil.

Pela tarde aconteceu um debate convocado pelo Cemarx na Unicamp, sobre a esquerda e as eleições. Reuniu Tiãozinho (PT), Plininho (PSOL), Mazzeo (PCB) e Valério Arcary, do PSTU. Participaram cerca de 100 pessoas, entre ativistas, professores e militantes.

RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro
Pela manhã, militantes do PSTU prestaram solidariedade à mobilização do Sepe, o sindicato dos profissionais da Educação no estado. Já à tarde, militantes e apoiadores realizaram uma caminhada pelas ruas do centro, com concentração na Praça Mauá. A atividade teve a participação do candidato à presidência pelo PSTU, Zé Maria.

Niterói
Em Niterói ocorreu uma panfletagem nos estaleiros, que começou às 5h30 e foi até às 7h. Contou com a participação do candidato a vice pelo governo do Rio, Miguel Malheiros.

MINAS GERAIS
Belo Horizonte e região
Na capital mineira o dia 16 ocorreu na Praça Sete, local que é referência para a esquerda na cidade. A concentração começou por volta das 15h e reuniu cerca de 30 militantes e apoiadores, entre eles a candidata ao governo de Minas, Vanessa Portugal, além do candidato a Deputado Federal, Giba e Gustavo, candidato a deputado estadual. Os ativistas, munidos de bandeiras, carro de som e panfletos, realizaram uma agitação no local, divulgando as candidaturas socialistas do PSTU. O jornal do PSTU, o Opinião Socialista, também foi vendido pelos militantes.

Na parte da manhã já havia ocorrido panfletagens em fábricas da região de Contagem.

BAHIA
Salvador
Na capital baiana, o “Dia Nacioanl Contra Burguês” ocorreu na Praça Piedade, no centro da cidade. Cerca de 20 militantes do PSTU, além de apoiadores, fizeram panfletagem e, com carro de som, apresentaram à população o candidato ao governo, professor Carlos Nascimento. O candidato defendeu a educação pública, denunciou a violência policial contra a juventude negra e a discriminação contra gays e lésbicas.

Como a praça fica próxima a um centro comercial da capital, muitos trabalhadores puderam ouvir as propostas do PSTU. “Você é o único que fala essas coisas”, chegou a dizer uma pessoa que passava pelo local ao candidato socialista, referindo-se à defesa do setor LGBT.

Camaçari
Em Camaçari, região metropolitana de Salvador, o “Dia Nacional Contra Burguês, Vote 16”, começou logo cedo. Por volta das 9 horas os militantes do PSTU percorreram as ruas do bairro Nova Vitória, onde mora o metalúrgico da Ford e candidato a deputado estadual José Wellington dos Santos, o Índio.

A caminhada começou logo após a assembleia dos metalúrgicos, que estão em greve desde o dia 8. Com panfletos e bandeiras e embalados pelo jingle do candidato, os militantes conversaram com as pessoas e visitaram moradores, grande parte deles operários como Índio.

PERNAMBUCO
Recife
O dia 16 ocorreu no centro da cidade em frente ao prédio central dos Correios. Com carro de som, bandeiras e panfletos, os militantes divulgaram as candidaturas socialistas. Além de militantes, o ato contou com o apoio de trabalhadores dos Correios, além de servidores da Justiça Estadual e da Educação Municipal, além da juventude.

Estavam presentes nossos candidatos e candidatas: Jair Pedro, trabalhador da saúde estadual e candidato ao governo do estado; Hélio Cabral, professor da UFRPE e Simone Fontana, professora da rede municipal e estadual, ambos candidatos ao Senado, Maria Alves, trabalhadora dos Correios e Telégrafos, candidata a Deputada Federal e Professor Mariano, da rede estadual de ensino e candidato à Deputado Estadual.

PIAUÍ
Teresina
O “Dia Nacional Contra Burguês, Vote 16” aconteceu na Avenida Frei Serafim e reuniu militantes e apoiadores das candidaturas do PSTU. A concentração começou por volta das 17h, com 20 ativistas. Estiveram presentes a candidata a deputada estadual, a bancária Solimar Silva, o candidato a deputado federal Daniel Solon e ao senado, Gervásio Santos, além do candidato ao governo do Piauí, Geraldo Carvalho. o ato contou com bandeiraço, panfletagem e discursos.

Muitos transeuntes e motoristas foram bastantes receptivos às candidaturas dos socialistas na capital piauiense, Teresina. Alguns até buzinavam para acenar para o candidato ao governo, Geraldo Carvalho, que retribuía.