Faixa levada por militantes ao protesto

Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, foi a vez do PSTU-Bahia realizar um ato em solidariedade aos moradores do Pinheirinho. A manifestação aconteceu durante a visita da presidente Dilma à cidade de Camaçari-BA. Com cartazes, bandeiras e palavras-de-ordem, os militantes do partido denunciaram o massacre organizado pelo PSDB aos moradores do Pinheirinho e a omissão do governo Dilma.

Mesmo com toda operação de segurança para não permitir protestos no evento do governo, nossa militância conseguiu furar o cerco e apresentar aos trabalhadores presentes e à Dilma uma faixa com os dizeres “Dilma, desaproprie o terreno do Pinheirinho”. Mas, assim como a mídia burguesa tenta abafar o ocorrido no Pinheirinho, o governo Dilma não queria acabar sua festa de falácias e, logo que nossa faixa de denúncia começou a chamar atenção, os seguranças da presidência determinaram que naquele espaço não era permitido fazer nenhum tipo de protesto. Estava claro que, assim como Alckmin quer esconder seu massacre, Dilma quer esconder que nada fez de concreto em defesa dos trabalhadores do Pinheirinho.

O Brasil é todo Pinheirinho
Não é apenas pelo sentimento de solidariedade que tomou todo o Brasil que afirmamos que todo país é Pinheirinho. No Brasil inteiro, os governos têm expulsado os trabalhadores de suas casas para dar lugar às obras da copa, do PAC e para atender à especulação imobiliária.

A presença de Dilma em Camaçari marcou mais uma ação dos governos nesse sentido. Nesta segunda, o governo anunciou uma obra milionária de revitalização do rio Camaçari que expulsará aproximadamente vinte mil pessoas de suas casas. A denúncia desta barbaridade se somou à denúncia de Pinheirinho, mostrando que em qualquer canto deste Brasil a prioridade dos governos não é garantir o direito à moradia dos trabalhadores.

Durante o ato, um panfleto que denunciava o massacre no Pinheirinho e exigia de Dilma a desapropriação do terreno foi distribuído aos trabalhadores presentes no evento de anúncio das obras. O jornal do PSTU, Opinião Socialista, foi vendido na atividade e as matérias sobre o Pinheirinho foram discutidas com os trabalhadores.

Ao nosso protesto se somaram outros grupos: moradores desabrigados por conta da ampliação de uma rodovia estadual, moradores de Camaçari que denunciavam as desapropriações por conta da obra de revitalização do rio, estudantes que reivindicam a aplicação de 10% do PIB para a educação e trabalhadores que exigiam melhorias no sistema de saúde municipal. Todas essas reivindicações só mostram que, para além da falácia dos governos, existe muita insatisfação dos moradores de Camaçari com a prefeitura, com o governo do Estado e com o governo Dilma, todos governados pelo PT.