Filme de Michael Moore mostra contraste na saúde dos EUAO PSTU de Pernambuco inicia o projeto Cine Crítico de 2011 com o filme “Sicko – $O$ Saúde”, do cineasta norte-americano Michael Moore. O filme será exibido no dia 27 de janeiro, às 18h30, no Sindicato dos Médicos, no Recife, seguido de debate.

Lançado em 2007, o documentário mostra a realidade da Saúde nos Estados Unidos, a partir do contraste entre o sucateamento do sistema público e os caríssimos planos de saúde privados. O polêmico Michael Moore, autor de Tiros em Columbine e Farenheit 11 de Setembro, mostra o drama no país mais rico do mundo, entrevistando pessoas que não têm condições de pagar pelas cirurgias ou pelos remédios que necessita. Recentemente, o presidente Barack Obama aprovou uma reforma no sistema de Saúde dos Estados Unidos, mas que não ataca os astronômicos lucros dos planos de Saúde (leia mais).

Segundo o convite do PSTU de Pernambuco, disponível no site regional, o objetivo é “realizar uma ponte entre os sistemas de saúde apresentados no documentário e as particularidades do sistema de saúde público brasileiro, especialmente o pernambucano”. Para debater a atual política de saúde pernambucana, o PSTU convidou Valéria Felix, trabalhadora e integrante da CIPA do Hospital da Restauração, e um diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

Projeto
O Cine Crítico é um projeto mensal de exibição de filmes, seguidos de debate com a presença de um ou mais convidados. Os temas são amplos, indo de temáticas sociais, políticas, econômicas, artísticas, estéticas, culturais e filosóficas; mas sempre a partir do ponto de vista dos explorados e oprimidos. O projeto acontece sempre nas últimas quintas de cada mês.

LEIA MAIS

  • ‘Sicko´, o doente sistema de saúde dos EUA
  • A reforma no sistema de Saúde dos EUA
  • O financiamento da saúde pública no Brasil, por Ary Blinder
  • Teses para o seminário de saúde do PSTU
  • Relatório do Seminário de Saúde do PSTU

    RESUMO
    Cine Crítico_Dez 2010
    Filme: Sicko $O$ Saúde (113min)
    Data: 27/01/2010, quinta, 18h30
    Local: Sindicato dos Médicos (Av. João de Barros, 587, Boa Vista, Recife. Próximo ao Conservatório de Música).
    Mais informações: PSTU Pernambuco (81) 3222 2549