O PSTU e a LIT-QI (Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional) estiveram presentes com uma grande coluna na passeata contra a ALCA, ocorrida no final da tarde do dia 04. Eram mais de mil companheiras e companheiros que empunhavam bandeiras e faixas, distribuíam panfletos, vendiam jornais e puxavam palavras de ordem. Com certeza, a maior coluna organizada no ato e a mais animada. Várias palavras de ordem ecoavam desta para o restante da passeata: “Fora já Fora já daqui a ALCA e o FMI!” e “Brasil, Argentina, América Central, a classe operária é internacional!”.

Na praça do Mercado Público, abriu-se um círculo onde foi queimada a bandeira dos Estados Unidos. No ato político, entre uma intervenção e outra, os militantes do PSTU e da LIT puxavam palavras de ordem com muito ânimo e disposição.

Um ponto alto desta agitação foi quando tomou o microfone a representante do povo argentino, a mãe da praça de Maio, Hebe Bonafine, que foi recebida com: “O Povo na rua é a solução, viva a Argentina e a revolução!” e “Na Argentina eu quero ver trabalhadores no poder!”.

Quando da fala de Olívio Dutra, não podíamos nos furtar a fazer-lhe uma exigência: “Olívio, eu quero ver romper com a dívida e com FHC!”

No final do ato, enquanto eram queimados os bonecos de FHC e Bush, levantou-se novamente uma palavra de ordem contra a ALCA, onde se ressaltava a importância da greve geral no Brasil contra a reforma trabalhista, marcada para março, como um passo na luta contra a ALCA: “Olê, Olê, Olá, contra a ALCA e o Capital, trabalhador vai fazer greve geral!”.