O PSTU realiza nessa quarta-feira, 21 de junho, às 19h, sua Convenção Eleitoral Estadual. Na ocasião, o partido deve referendar as pré-candidaturas da Frente de Esquerda, composta por PSTU, PSOL e PCB, e homologar as suas candidaturas.

A convenção gaúcha se dá após uma série de discussões, em que as direções do PSTU, do PSOL e do PCB chegaram a um acordo a respeito da formação de uma frente de esquerda para as eleições de 2006. A aliança foi possível a partir de um programa mínimo, negando os acordos regionais com partidos burgueses, como PDT, PSB e PPS, por exemplo.

O PSTU lançará candidatos ao Senado em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, assim como a candidatura ao governo de Minas. O PSOL terá as candidaturas à presidência (Heloísa Helena) e à vice-presidência da república. A Convenção Estadual acontece na sede do PSTU, que fica na rua General Portinho, 243, Centro, Porto Alegre.

Veja, abaixo, quem são os pré-candidatos. Todos estiveram sempre à frente das principais lutas dos trabalhadores e da juventude e mantiveram a coerência, mesmo diante da traição petista. Eles pretendem fazer de suas candidaturas uma referência na defesa dos interesses da classe trabalhadora.

  • Vera Guasso: pré-cadidata ao Senado. Funcionária do Serpro e diretora do SINDPPD. Presidente do PSTU gaúcho, foi candidata à prefeita nas últimas eleições municipais. Seus suplentes devem ser Orlando Marcelino, professor estadual, e Carlos Henrique de Almeida, funcionário do Banrisul.
  • Júlio Flores: pré-candidato a deputado estadual. Professor das redes de ensino estadual e municipal, Júlio foi candidato a vereador nas últimas eleições municipais.
  • Antônio Carlos Rodrigues: pré-candidato a deputado federal. Professor da rede de ensino estadual, já foi candidato a prefeito em Passo Fundo.
  • David Dietrich: pré-candidato a deputado federal. David é estudante.