Durante os meses de julho e agosto, os militantes do PSTU no Rio Grande do Norte organizam uma jornada de atividades, como parte das comemorações dos 15 anos de existência do partido que ocorrem em todo o país.

A primeira delas foi realizada dia 21 de julho, na cidade de Currais Novos, a 180 quilômetros de Natal. A atividade contou com a presença de um dos dirigentes do partido no estado, o camarada Alexandre Guedes, que foi recepcionado pela jovem militância do PSTU na cidade, além de simpatizantes e convidados.

Após a exibição do vídeo “Meu Partido é assim!”, Alexandre fez uma breve intervenção ressaltando a importância dessa data por se tratar de uma organização que há 15 anos, enquanto partido, e 35 anos enquanto corrente trotskista se manteve firme na defesa da classe trabalhadora e na luta pelo socialismo. As diversas intervenções na plenária mostraram que mesmo sabendo das dificuldades de manter a militância em uma cidade pequena, que sofre com a pobreza e a miséria marcantes do interior do Nordeste, ainda assim existe disposição para lutar por uma transformação na sociedade.

“Não podemos nem devemos encarar o socialismo como uma utopia. Utopia é imaginar que no capitalismo teremos relações sociais justas entre os seres humanos, é imaginar que pode haver felicidade para todos nessa sociedade em que vivemos. Lutar pelo socialismo é lutar pela sobrevivência da espécie humana no planeta”, finalizou Alexandre ao encerrar a solenidade política. Após o ato, todos foram convidados para uma confraternização.

PSTU na praça
Três dias depois, na tarde do dia 24, a militância do PSTU se dirigiu ao Calçadão da João Pessoa, em Natal, para mais uma atividade em comemoração aos 15 anos do partido. Lá se realizou o tradicional “PSTU na praça”, uma atividade já conhecida pelos que transitam no centro de Natal em que os militantes do PSTU dialogam com os trabalhadores através de panfletagem e intervenções no carro de som.

Os militantes utilizaram a palavra para reforçar a importância do fato de o PSTU ter sobrevivido firmemente sem se vender nem se render aos “encantos” da Frente Popular, além de fazer a propaganda das bandeiras políticas do partido na atualidade, como o “Fora Sarney”, o fim do Senado e o apoio à luta dos trabalhadores em Honduras e no Haiti.

Portando bandeiras e distribuindo panfletos, a militância chamou a atenção das pessoas que passavam pelo centro da cidade. Muitas observaram a atividade e algumas inclusive aplaudiram e apoiaram a iniciativa.

Seguem as atividades na terra potiguar
As atividades dos 15 anos não param no Rio Grande do Norte. Até o próximo mês o PSTU estará realizando atos, solenidades e visitando cidades da Grande Natal e também do interior do estado.

Ailson Matias, um dos dirigentes do partido na região, explica que as atividades fazem parte da iniciativa que o PSTU tem de continuar crescendo e batalhando pela Revolução Socialista. “Nosso compromisso é de continuar na luta até a emancipação final da classe trabalhadora e para isso é muito importante construir essa ferramenta. Durante essas atividades dos 15 anos vamos chamar os trabalhadores para conhecer e fortalecer esse partido. Um partido de luta, revolucionário e socialista”, finalizou.
Segue abaixo o calendário:
31/07 – Grande ato político e festivo em Natal/RN

14/08 – Ato político e confraternização em Ceará-Mirim/RN

21/08 – Ato político e confraternização em São Gonçalo do Amarante/RN