Quando falamos ou ouvimos falar em revolução, logo pensamos nas lutas, enfrentamentos, greves com muitas palavras-de-ordem e muitas vezes esquecemos de quantas maneiras diferentes nós temos de fazer revolução.

A juventude do PSTU – RJ, pensando nisso, inaugurou no dia 09 de julho o ESPAÇO CULTURAL DO PSTU. Neste primeiro evento contamos com a participação em torno de 60 pessoas, entre militantes, simpatizantes e amigos, que vieram para a sede do PSTU escutar boa música. Henrique Ornelas, cantou sucessos da MPB, inclusive o jingle do Partido “Contra a Alca e o FMI é 16 que eu vou votar…”. Tivemos também a participação de André Cipola, tocando seu violino e fazendo fundo para que os poetas declamassem seus versos. A roda de poesia começou com o poeta Fabio Fernando, que além de recitar seus próprios trabalhos, declamou autores revolucionários como Bertold Brecht. Como estava sendo inaugurado um espaço cultural, não poderia deixar de existir obras de Artes Plásticas, garantido pela companheira Rafaela Magnani. Ela expôs seus trabalhos desenvolvidos no curso de Artes da UERJ onde estuda. Nos intervalos entre uma apresentação e outra, tínhamos verdadeiros shows de poesia recitadas por voluntários da platéia que se integraram rapidamente com aquele clima cultural que circundava o lugar.

Essa iniciativa teve vários objetivos e todos foram alcançados. O primeiro e mais importante é o de revitalização constante da nossa sede, deixá-la sempre atraente para que as pessoas sintam vontade de entrar e conhecer, segundo e não menos importante é o de tornar conhecido o nosso espaço, precisamos que todos saibam que quando quiserem lutar aquele é o lugar e que podemos lutar com humor e criatividade.

Contamos com a presença dos nossos dois principais candidatos do município do Rio de Janeiro Octarcilio Ramalho, candidato a Prefeito, e Cyro Garcia, candidato a Vereador. Ambos fizeram uma intervenção bem objetiva que alertou a todos o perigo da grande traição do governo Lula e da necessidade de se construir um governo realmente de luta e dos trabalhadores e além da intervenção, Cyro Garcia ainda recitou alguns poemas e os dois candidatos conversaram bastante com as pessoas presentes.

Este espaço está aberto, a partir desta data todas as sextas-feiras teremos um programa cultural diferente que passará entre filmes, peças de teatro, musica ao vivo, cerveja, vinho, comidas gostosas, um bom papo político entre outras coisas, contamos com a presença de todos inclusive de outros estados venham nos visitar e conhecer o novo ESPAÇO CULTURAL DO PSTU.