Servidores protagonizam maior greve da história da universidade. Leia abaixo a nota divulgada pelo PSTU-DFO PSTU vem, por meio desta nota prestar total solidariedade ao servidor técnico-administrativo da UnB, Marcelo Parise, que desde o dia 9 de setembro decidiu entrar em greve de fome em protesto contra o corte da URP (Unidade de Referência de Preços, referente ao Plano Bresser do governo Sarney, de 1987), que representa 26% do salário dos servidores da UnB.

Os trabalhadores técnicos-administrativos da UnB se encontram em greve há 178 dias, completados no dia 10 de setembro, a maior greve da história da universidade, lutando contra um ataque engendrado pelo governo Lula, a AGU e o TCU, amparada pela omissão e cumplicidade da reitoria da UnB, que pretende cortar 26% dos salários dos servidores da universidade. Esse ataque é parte de um processo maior orquestrado pelo governo Lula, que quer arrochar os trabalhadores do serviço público, para continuar honrando seus compromissos com os banqueiros e capitalistas de pagar a infindável dívida pública.

O corte de 26% dos salários dos servidores técnicos-administrativos da UnB é um importante exemplo para os trabalhadores do serviço público, de que o governo Lula e sua candidata a Presidência não são aliados dos trabalhadores e que governam a serviço dos interesses da patronal e dos grandes bancos. Os servidores da UnB tem travado uma luta exemplar contra a direção cutista que está no sindicato (SINTFUB), que desde o início da greve está tentando desmobilizar a categoria e que desde o início de agosto está propondo nas assembléias semanais o fim da paralisação, sendo derrotada todas as vezes por esmagadora maioria.

O candidato ao governo do DF pelo PSTU, Rodrigo Dantas, e uma comissão da CSP-conlutas estiveram na sexta-feira (10/09) pela manhã na praça Chico Mendes na UnB, local em que está acampado Marcelo Parise, para conversar e prestar a mais ampla e fraterna solidariedade ao servidor.

Para as organizações e pessoas que quiserem entrar em contato com Marcelo podem acessar o seu blog marceloparise.blogspot.com e pelo twitter @marcelo_parise.

Brasília, 10 de setembro de 2010

Rodrigo Dantas, candidato ao governo do Distrito Federal pelo PSTU