Os militantes do PSTU estiveram na linha de frente do Plebiscito em todos os setores em que atuam. Alguns exemplos foram dados em São Paulo e Minas Gerais. Na Avenida Paulista foram recolhidos 5 mil votos na urna do Sintrajud (Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário), dirigido por companheiros do MTS. Os metalúrgicos de Contagem (MG), que impulsionaram a votação na cidade, levaram 8 mil pessoas a votarem nas urnas do Sindicato.
O PSTU foi o único partido que utilizou a propaganda política no rádio e TV para promover a votação e o Grito dos Excluídos, o que fez com que ficasse conhecido como “o Partido do Plebiscito”. No Rio de Janeiro, a principal banca de rua foi organizada pelo partido na Cinelândia e teve 4.500 votos. Outro exemplo da atuação do PSTU aconteceu em Fortaleza (CE): muitas pessoas, após assistirem aos programas, procuraram a sede regional, onde havia uma urna permanente, para darem seu voto contra a Alca.
No Pará, nas bancas de votação organizadas pelo PSTU, houve boa receptividade e interesse em conhecer nossas propostas políticas. Em Recife também foi assim: “Muitas pessoas ligaram do Estado todo para a sede, para organizar comitês, preparar a votação, pegar urnas e cédulas”, diz Joaquim Magalhães, militante do partido em Pernambuco.
Post author
Publication Date