João Batista da Fonseca, membro da Coordenação Nacional do MTL e presidente do PSOL de Minas Gerais, e Wanduiz Evaristo Cabral, o Dim Cabral, membro da Coordenação Estadual do MTL e da Executiva Estadual do PSOL/MG, foram injustamente condenados a 5 anos e 6 meses de prisão por lutarem a favor da Reforma Agrária. Ambos são vítimas de processos criminais que foram propostos pelo Ministério Público da cidade de Uberlândia em 2001, por ocasião da luta pela desapropriação da Fazenda Tangará. Foi também condenada em um segundo processo a companheira Marilda Rocha, advogada e coordenadora do MTL.

A Fazenda Tangará, uma área de mais de 5000 hectares, localizada no município de Uberlândia, era de propriedade da CIF – Companhia de Integração Florestal, uma empresa que recebeu vultosos recursos públicos para o cultivo de eucalipto na década de 70, foi considerada improdutiva pelo INCRA. Em torno de 700 famílias coordenadas pelo MTL ocuparam-na, pela primeira vez, em 1999, que após despejo promovido pela polícia montaram acampamento na rodovia por 6 meses, e a reocuparam em março de 2000. A partir daí se estabeleceu um intenso conflito, que envolveu a polícia, juízes e promotores que sempre atuavam para defender os interesses do latifúndio improdutivo e de tudo faziam para derrotar a luta dos trabalhadores sem terra. Hoje a área é um grande assentamento onde vivem mais de 250 famílias.

A condenação dos companheiros é mais um exemplo da cumplicidade entre a justiça burguesa, prefeitura e governos com o latifúndio e contra a legítima luta dos trabalhadores pela Reforma Agrária.

O PSTU repudia a atitude do Juiz Joemilson Donizetti Lopes, cujas decisões têm sido repletas de preconceitos e tentativas conscientes de criminalização dos movimentos sociais, e exige que a justiça reveja esta sentença, garantindo a liberdade dos companheiros.

Chamamos todos os movimentos sociais, entidades democráticas e partidos políticos a apoiar e se solidarizar aos companheiros nesta luta, para que juntos construamos mobilizações capazes impedir que os companheiros sejam presos e possam continuar como lutadores pela causa da Reforma Agrária.

Belo Horizonte, 8 de Novembro de 2009.

Direção estadual do PSTU – Minas Gerais

Envie seu protesto para:

Corregedoria do Ministério Público – [email protected]

Denúncia ao Procurador Geral de MG –
https://aplicacao.mp.mg.gov.br/ouvidoria/cidadao/manifestacaoCidadaoCadastro3.do

Prefeitura de Uberlândia –

http://www4.uberlandia.mg.gov.br/ecompany2/SilverStream/Pages/pgECALL_backup05.html
Governo de Minas – http://200.198.22.156/Manifestacao.asp