Luiz Carlos Prates, o Mancha

Convenção do partido será nesta quinta, dia 10. Partido terá candidatura própria ao governo, com o metalúrgico Luiz Carlos Prates, o ManchaO PSTU de São Paulo realiza sua convenção estadual já no primeiro dia do período definido pela legislação eleitoral. Nesta quinta-feira, dia 10 de junho, militantes do partido de todo o estado reúnem-se na Câmara Municipal. Segundo o secretário-geral do partido em São Paulo, José Erinaldo Júnior, “o partido lançará candidatos próprios. A aproximação do PSOL com o PV de Marina Silva e as diferenças sobre o programa a ser defendido inviabilizaram a Frente de Esquerda, que formamos em 2006”, afirma.

O pré-candidato do partido ao governo é o metalúrgico Luiz Carlos Prates, o Mancha, 54 anos, casado e com três filhos. Trabalhador da General Motors de São José dos Campos, ele disputou o Senado em 2006. Nos últimos anos, como dirigente da Conlutas, Mancha defendeu um sindicalismo independente, não atrelado ao governo Lula.

A candidatura de um operário será também um contraponto aos representantes de empresas, em especial a candidatura de Paulo Skaf, dirigente da Fiesp. “A mesma luta que temos nas fábricas, pela redução da jornada e contra a exploração, tem de se repetir nas eleições. É trabalhador contra patrão, pelo socialismo”, afirma Mancha. Negro, ele terá na denúncia do racismo outra marca de sua candidatura.

O partido deve aprovar uma chapa completa na convenção. A vice de Mancha é a advogada trabalhista Eliana Ferreira, do ABC. Dirceu Travesso e Ana Luisa Gomes, da capital, devem disputar as vagas ao Senado e Toninho Ferreira, do Vale do Paraíba, é indicado como o principal nome para a Câmara dos Deputados.

Para presidente, o partido lançou a pré-candidatura de José Maria de Almeida, o Zé Maria, que fará uma saudação aos participantes da convenção. A convenção nacional do PSTU será realizada no dia 26 de junho, às 15h, em São Paulo, com um grande ato.


Convenção estadual PSTU
Quinta, dia 10/06, 18h30,
Local: Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista)