Na próxima sexta-feira, 29, o PSTU de São José dos Campos inaugura uma biblioteca socialista na cidade. O nome, Eugênia Bosh, é uma homenagem à militante bolchevique ucraniana.

O evento, marcado para as 19h, terá uma palestra de inauguração com o tema “A luta das mulheres pela emancipação e pelo socialismo”. A oradora será Cecília Toledo, jornalista, militante do PSTU e autora do livro Mulheres: o gênero nos une, a classe nos divide. Membro da Comissão de Mulheres do PSTU, Cecília vem, há vários anos, estudando a opressão feminina.

A escolha do tema se deve não só à proximidade do 8 de Março, mas à situação de exploração e opressão da mulher no capitalismo. Cecília abordará questões como as diferenças entre gênero ou de classe social, a cultura versus a economia capitalista e a exploração da classe trabalhadora, a relação entre as lutas das mulheres por sua emancipação e as lutas da classe trabalhadora contra o domínio do capital, entre outras.

Quem foi Eugênia
Eugênia Bosh atuou ativamente na Revolução Russa de 1917, desempenhando um importante trabalho político entre os soldados do Exército Vermelho. Dirigiu o soviete da Ucrânia e, após a assinatura da paz de Brest-Litovsky, dirigiu a resistência contra a invasão alemã.

Exausta, extenuada e desiludida com a burocratização da União Soviética, suicidou-se em 1924. Como era simpatizante da Oposição de Esquerda os stalinistas praticamente apagaram sua história.

Por essa história de luta e resistência, Eugênia Bosh foi o nome escolhido pelos membros do PSTU para a Biblioteca da sede de São José dos Campos. Através da Biblioteca Eugênia Bosh, o partido vai disponibilizar livros e vídeos para formação política e cultural dos ativistas do movimento operário, social e da juventude da região.

Pretende, ainda, proporcionar a esses ativistas, um espaço para debates, palestras e atividades culturais, um espaço de crítica diante do sistema capitalista, fazendo um contraponto permanente às pressões da sociedade de classes.

O evento acontece na sede do PSTU de São José dos Campos, que fica na rua Sebastião Hummel, 759, Centro. Para maiores informações, basta entra em contato pelo telefone (12) 3941 2845 ou pelo e-mail [email protected].